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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-18072024-150854
Documento
Autor
Nombre completo
Paula Davies Rezende
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Oliveira, Branca Coutinho de (Presidente)
Ramos, Daniela Osvald
Santos, Rogério da Costa
Silva, Diana Mendes Machado da
Tavares, Monica Baptista Sampaio
Título en portugués
Simulação e invenção de mundos outros: simulacro como ferramenta de dilatação de sentidos
Palabras clave en portugués
arte digital
imagem digital
pós modernismo
produção de subjetividade
simulação
Resumen en portugués
Esta tese tem como objetivo pensar a produção de imagens tecnológicas no âmbito da simulação. A hipótese é a de que as simulações, pela sua falta de lastro na realidade (característica da imagem representativa), estão liberadas do campo de forças do real. Essa condição as permite questionar o status quo imagético, engendrando processos de ressignificação e dilatação de sentidos, potencializando subjetividades singulares, capazes de questionar a subjetividade serializada própria do capitalismo tardio. Nesta conjuntura, a pós-modernidade, como é ordinariamente entitulado o momento sócio-cultural-político, no qual tomam forma as reflexões levadas a cabo neste estudo, é posta em análise. Problematizo a pertinência da ideia de representação e a coerência das críticas contumazes à simulação e ao simulacro. É discutida a crise do racionalismo, por meio de questionamentos à suposta universalidade do conhecimento iluminista. São abordadas também tanto as precariedades inerentes ao regime do capitalismo tardio quanto a ubiquidade dos dispositivos tecnológicos digitais. Após esse panorama, são investigadas as formas de produção e circulação das imagens tecnológicas no período em questão. Abordo a proliferação de novos dispositivos de produção e reprodução de imagem, assim como seus novos usos e lugares de circulação. São examinadas imagens produzidas por webcâmeras, câmeras de segurança, aquelas geradas por algoritmos, por inteligência artificial e imagens modeladas em três dimensões, utilizadas na realidade aumentada. Por fim, considero o esgotamento vital consequente da precariedade e do sequestro da subjetividade, duas constantes experimentadas em tempos da vida dominada por uma lógica produtivista. Como contraface dessa reflexão sobre o rebaixamento da existência, apresento proposições poéticas pós-digitais, a partir das mesmas tecnologias que são utilizadas de modo hegemônico, mas que, aqui são desviadas para formar linhas de fugas que, de alguma maneira, cooperam na produção de subjetividades singulares e dissidentes.
Título en inglés
Simulation and the invention of other worlds: simulacra as a tool for expanding meanings
Palabras clave en inglés
digital art
digital image
posmodernism
simulation
subjectivity
Resumen en inglés
In this thesis, I aim to contemplate the production of technological images within the scope of simulation. The hypothesis posits that simulations, due to their lack of grounding (a characteristic of representative images), are freed from the force field of reality. This condition allows them to question the imagetic status quo, engendering processes of resignification and expansion of meanings, thereby enhancing singular subjectivities capable of challenging the serialized subjectivity inherent in late capitalism. In this context, postmodernity, as the socio-cultural-political moment in which the reflections undertaken in this study take shape, is under analysis. I problematize the relevance of the idea of representation and the coherence of persistent criticisms of simulation and simulacra. I discuss the crisis of rationalism, questioning the supposed universality of Enlightenment knowledge. Both the precariousness inherent in the regime of late capitalism and the ubiquity of digital technological devices are also addressed. Following the overview, I investigate the forms of production and circulation of technological images in the period considered. Moreover, I address the proliferation of new devices for image production and reproduction, as well as their new uses and places of circulation, and study images produced by webcams, security cameras, those generated by algorithms, artificial intelligence, and three-dimensional modeled images used in augmented reality . Finally, I consider the vital exhaustion resulting from precariousness and the hijacking of subjectivity, two constants experienced in times of life dominated by a productivity logic. As a counterpoint to this reflection on the degradation of existence, I present post-digital poetic propositions using the same technologies that are hegemonically employed, but which are diverted in this research to form lines of escape that somehow cooperate in the production of singular and dissident subjectivities.
 
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Fecha de Publicación
2024-07-18
 
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