• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19032024-133535
Document
Auteur
Nom complet
Cássia Helena José Barbosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Andrade, Mario Celso Ramiro de (Président)
Oliveira, Branca Coutinho de
Parra, Jose Dario Vargas
Silva, Diana Mendes Machado da
Teles, Edson Luis de Almeida
Titre en portugais
A morte tem endereço
Mots-clés en portugais
arte multimídia
direitos humanos
estética forense
intervenção pública
violência institucional
Resumé en portugais
A presente tese apresenta a pesquisa intitulada A morte tem endereço, que explora a conexão entre arte e violência institucional. O resultado dessa investigação consiste em reflexões e práticas artísticas que se utilizam de meios como a realidade aumentada, realidade virtual, serigrafia e recursos da cibercartografia. O trabalho pretende potencializar a reflexão sobre os sistemas de opressão e dominação que violam os direitos humanos, como o aprisionamento, o desaparecimento forçado e a tortura violações notadamente ocorridas durante a ditadura civil-militar no Brasil, e que continuam reverberando nos dias de hoje, a partir do modus operandi das forças policiais, tal como tem sido noticiado seguidamente pela imprensa brasileira. Em primeiro momento, foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental incluindo, especificamente, mapeamentos e dados do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que remetem à história da ditadura civil-militar no Brasil para resgatar a memória desse período de repressão, aproximando os fatos do passado à realidade presente. A presente pesquisa dialoga com obras artísticas contemporâneas, que tratam da violência e da quebra de direitos, da marginalidade e da justiça ou da ausência dela e estuda os seus pontos críticos. A tese também investiga a estética forense, que, a partir da arte, desenvolve estudos imagéticos e investigativos para o campo da criminologia. Compartilho, dentro desse contexto, trabalhos realizados com o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF), órgão vinculado à Universidade Federal de São Paulo e que visa promover, de forma interdisciplinar, ações de pesquisa que envolvem à violência de Estado e direitos humanos.
Titre en anglais
Death Has an Address
Mots-clés en anglais
forensic aesthetics
human rights
institutional violence
multimedia art
public intervention
Resumé en anglais
This thesis presents the research entitled Death Has an Address, which explores the connection between art and institutional violence. The outcome of this investigation consists of reflections and artistic practices that utilize means such as augmented reality, virtual reality, serigraphy, and resources from cybercartography. The work aims to enhance the reflection on systems of oppression and domination that violate human rights, such as imprisonment, enforced disappearance, and torture, violations notably occurring during the civil-military dictatorship in Brazil, and which continue to reverberate today through the modus operandi of the police forces, as repeatedly reported by the Brazilian press. Initially, a qualitative and documentary research was carried out including specifically mapping and data from the report of the National Truth Commission (CNV), which relates to the history of the civil-military dictatorship in Brazil to rescue the memory of that period of repression, bridging the past events to the present reality. It engages with contemporary artistic works that address violence and the violation of rights, marginalization, justice or the lack thereof and investigates their critical points. The thesis also explores forensic aesthetics, which, through art, develops image-based and investigative studies for the field of criminology. Within this context, it shares works carried out with CAAF - the Center for Anthropology and Forensic Archaeology of Unifesp, an entity linked to the Federal University of São Paulo, which aims to promote interdisciplinary research actions involving state violence and human rights.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.