• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-20092016-154712
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Felipe Guzmán Cuberos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Grossmann, Martin (Presidente)
Fernandes, Patrícia Moran
Garbelotti, Raquel de Oliveira Pedro
Título em português
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história
Palavras-chave em português
artes visuais
café
cinema
história visual
Montagem
Resumo em português
A partir da análise do conceito de 'montagem' cinematográfica na obra de Jean-Luc Godard e sua identificação com as noções de 'história' e 'arquivo', propõem-se 'exercícios' que procuram explicar, de modo teórico-prático, a hipótese fundamental do projeto: a 'montagem' é uma ferramenta que, apropriada pelas artes visuais, gera conhecimento e permite reordenar a história. A indagação teórica pensa a 'montagem' como elemento que desliza do campo audiovisual. O conceito desloca-se no desenvolvimento de um trabalho que gera conexões com a produção artística, tanto quanto com a escrita da história por meio da arte. A primeira parte apresenta um processo de criação em artes visuais onde se desenvolvem 'exercícios de montagem'. Como artista, coloco-me numa situação de deslocamento, vivendo como estrangeiro na cidade de São Paulo. A série de trabalhos é feita por meio da identificação da história econômica do café, como peça fundamental na construção do estado moderno brasileiro e colombiano. Os trabalhos buscam a emergência de narrações, novos olhares que podem aparecer no choque de imagens, na 'montagem' como ferramenta para recontar uma história. A segunda parte apresenta um ensaio, que em sua estrutura, é proposto como um 'filme'. Este exercício literário tem foco na história da arte colombiana e procura ser um contraponto teórico ao processo de criação em artes visuais.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
cinematography
coffee
Montage
visual arts
visual history
Resumo em inglês
The analysis of the cinematographic notion of 'montage' in the work of Jean-Luc Godard, as well as its relation with 'history' and 'archive', are the points of departure to explain the main concept of this project: 'Montage' is a tool which, when appropriated by the Visual Arts, produces knowledge and enables the rearrangement of history. The theoretical framework places 'montage' as an element that escapes the audiovisual field. Here, the concept is widened to enable connections with artistic production, as well as with the writing of history through art. The first part deals with a creation process, where 'montage exercises' took place. As an artist, I find myself in a situation of displacement, by living as a foreigner in the city of Sao Paulo; works were thereby created by identifying the economic history of coffee as a fundamental element of the formation of the modern states of Brazil and Colombia. The work inquires about narrations and produces a new gaze in the clash of images, and work as a tool in the 'montage' to retell a history. The second part is an essay, a literary exercise that in its structure is proposed as a 'film'. It focuses on the history of Colombian Art, and looks for a theoretical counterpoint to the creative process of visual arts.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-09-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.