• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-21052013-092230
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Brito Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Tavares, Ana Maria da Silva Araujo (Presidente)
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Silva, Rodrigo Garcez da
Título em português
f l æ s h - corpo e/é imagem
Palavras-chave em português
Arte contemporânea
artes visuais
body art
live art
performance
Resumo em português
Considerando o corpo o elemento central da performance arte, o texto a seguir procura compreender que tipo de espaço se reserva nesse campo artístico para a presença corpórea e o que esta adquire ou perde, quando a imagem deixa de corresponder a um referente físico independente de si, para representar um complexo de processos digitais e analógicos. Este texto tem como premissa o reconhecimento de que a formação do sujeito depende da imagem do corpóreo e, portanto, medita sobre o papel do corpo na produção e na interpretação imagéticas. Inserida em um contexo critico dos desafios pelos quais passa a performance arte através de sua institucionalização - com seus subsequentes processos de hierarquização e estabelecimento de arquivos e documentos - essa pesquisa almeja explorar possíveis efeitos dessa contextura sobre o corpo. Por se desenvolver num formato que considera a escrita como performance, essa dissertação é proposital e excessivamente investida das particularidades e projeções de um corpo específico - o do autor/performer - e baseada nas práticas artísticas concebidas para e em relação com a prática de leitura e de escrita dessa pesquisa de mestrado. Da mesma forma, aqui, o espectador daquelas práticas artísticas - assim como o espectador desse ato performático - é tido como corpo particular no qual a obra de arte ganha seu significado, através da contingência da representação do corpóreo. Por fim, essa pesquisa serve-se de uma discussão sobre o corpo que pretende experienciá-lo ao dele se afastar minimamente, para poder alcançar o que dele não se pode dissociar: a carne
Título em inglês
f l æ s h - Body and/is image
Palavras-chave em inglês
body art
contemporary art
live art
performance
visual arts
Resumo em inglês
Considering the body as the central element of the discipline of performance art, the following paper seeks to comprehend the nature of the space opened by this artistic disciplino to the corporeal presence in relation to the new condition of the image - when it longer corresponds to a physical referent outside itself, but represents a concatenation of the image, Also, this research aims to critically explore the chalenges inflicted on the body by the institucionalization of performance art through the hierarchical and archiving process of institutional documentation. This dissertation is based on a format that considers writing to be a performace and is thus highly and intentionally invested with the projections and particularities of a specific body - that of this author and performer. Besides, this written research is developed from an in intimate relation to the artistic practices conceivid during the period of two years´s performance acts - as well as, you, the spectator of this performance act - is also seen as particular body - which gives meaning to the artistic object through the contingency of the interpretation of the corporeal representation, Finally this research uses a dicussion about the body - which intends to experience it while minimally distancing oneself from it - in order to reach that part of the body from which it is impossible do disassociate: flesh.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
gabrielbritonunes.pdf (7.36 Mbytes)
Data de Publicação
2013-05-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.