• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-18072024-144043
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Bonan Gusmão Porto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Jaremtchuk, Dária Gorete (Presidente)
Coelho, Frederico Oliveira
Denis, Rafael Cardoso
Goldberg, Sonia Salzstein
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Título em português
Perspectivas sobre a alteridade nos textos curatoriais: estereótipos, essencialismos e as reivindicações interculturais (1984-2012)
Palavras-chave em português
Curadoria
Essencialismo
Estereotipação
Globalização
Multiculturalismo
Resumo em português
Essa tese é um trabalho de análise de sete textos curatoriais de exposições internacionais escritos entre 1984 e 2012, que têm em comum a defesa da diferença cultural e a inclusão de artistas "não ocidentais" no contexto da arte canônica euro-estadunidense. Tal investigação permite constatar o modo como muitas concepções articuladas nos textos são frequentemente enraizadas em estereótipos identitários, generalizações culturais e binarismos conceituais, cujo discurso central ainda reflete a persistência de um pensamento hierárquico entre o Ocidente e o "não Ocidente". Por outro lado, é possível afirmar que surgem novas terminologias acerca da alteridade como instrumentos relevantes para o exercício conceitual da escrita da história da arte. Proponho então um exercício crítico dos textos curatoriais em torno das terminologias empregadas e suas filiações teórico-semânticas. Trata-se de uma estratégia a fim de se encontrar noções explícitas, ou mesmo implícitas, que demonstrem as perspectivas estereotipadas próprias do eurocentrismo, de um lado, e as reivindicações de autores do Sul Global, de outro. O paralelismo entre os textos nos ajuda a compreender uma série de posições acerca do tema da alteridade nas artes visuais.
Título em inglês
Perspectives on Otherness in Curatorial Texts: Stereotypes, Essentialisms, and Intercultural Claims (1984-2012).
Palavras-chave em inglês
Essentialism
Globalization
Multiculturalism
Stereotyping
Resumo em inglês
This thesis is an analytical study of eight curatorial texts from international exhibitions written between 1984 and 2012, which share a common focus on advocating for cultural differences and the inclusion of "non-Western" artists within the context of Euro-American canonical art. This investigation reveals how many concepts articulated in the texts are often rooted in identity stereotypes, cultural generalizations, and conceptual binarisms, with their central discourse still reflecting the persistence of hierarchical thinking between the "West" and the "non-West." On the other hand, it is evident that new terminologies about otherness emerge as relevant tools for the conceptual exercise of writing art history. I propose a critical examination of curatorial texts regarding the terminologies used and their theoretical-semantic affiliations. This approach aims to identify explicit or implicit notions that demonstrate stereotypical perspectives inherent in Eurocentrism on one hand and claims made by authors from the Global South on the other. The parallelism between the texts helps us understand various positions on the theme of otherness in visual arts.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-07-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.