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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2013.tde-18112013-163120
Documento
Autor
Nome completo
Liliane Benetti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Goldberg, Sonia Salzstein (Presidente)
Fajardo, Carlos Alberto
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Chiarelli, Domingos Tadeu
Mammi, Lorenzo
Título em português
Ângulos de uma caminhada lenta: exercícios de contenção, reiteração e saturação na obra de Bruce Nauman
Palavras-chave em português
arte contemporânea
Bruce Nauman
crítica de arte
escultura
filmes e vídeos
instalação
Samuel Beckett
Resumo em português
Ângulos de uma caminhada lenta: exercícios de contenção, reiteração e saturação na obra de Bruce Nauman parte da discussão de um conjunto de trabalhos do artista norte-americano com o intuito de compreender a estrutura, os elementos constitutivos e os procedimentos característicos de sua produção. A obra de Bruce Nauman mantém uma projeção pública há mais de quatro décadas e contempla meios e materiais variados - das primeiras moldagens às recentes instalações sonoras, o artista passa pela performance, vídeo, fotografia, desenho, gravura e intervenção em escala urbana - e mobiliza, a despeito de sua natureza multifacetada, um conjunto recorrente de questões, algumas das quais em franco diálogo com a tradição da escultura. Além de interrogar a persistência de uma espécie de inteligência escultórica na obra, esta tese propõe examinar o modo peculiar com que Nauman lança mão de alguns procedimentos disseminados nas obras de artistas da sua geração, sobretudo o uso da repetição em chave distinta dos processos de seriação em voga na década de 1960. Nos trabalhos de Nauman, os procedimentos de reiteração, redução, contenção e permutação de poucos elementos tendem a promover experiências de saturação e de extenuação, e, nesse sentido, aproximam-se de certos aspectos da obra de Samuel Beckett; duas linguagens artísticas diferentes que, todavia, mantêm pontos de convergência temática e formal
Palavras-chave em inglês
art criticism
Bruce Nauman
contemporary art
film and video
installation art
Samuel Beckett
sculpture
Resumo em inglês
Angles of a slow walk: exercises in restraint, reiteration and saturation in the work of Bruce Nauman has as its starting point a discussion of a representative array from among the artist's production that seeks to obtain a greater understanding of the structure, constitutive elements and specific procedures found in his work. Nauman's production has sustained its popular prominence for more than four decades, and spanned an impressively wide spectrum of means and materials - from the early castings and moldings to the recent sound installations, through performance, video, photography, drawing, engraving, print and urban scale interventions - which summons, in spite of its multifarious nature, a persistent, recurring set of questions, some of which engage the sculptural tradition in an open and challenging dialogue. In addition to assessing the endurance of this type of sculptural intelligence in the artist's production, the thesis aims at examining the idiosyncratic way in which Nauman employs certain artistic procedures common to the works of artists of his generation, in particular his use of repetition in a fashion quite distinct from the serial processes en vogue in the 1960s; furthermore, the thesis attempts to uncover a number of formal convergences between Nauman's procedures in a significant assortment of pieces, and Samuel Beckett's body of work, with an emphasis on the exhaustive recombination of minimal elements as well as the use of repetition, suppression and restraint as fundamental mechanisms to promote a saturation of experience.
 
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Data de Publicação
2013-11-19
 
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