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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-06052014-103815
Documento
Autor
Nome completo
Vanderlei Bernardino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Xavier, Ismail Norberto (Presidente)
Rewald, Rubens Arnaldo
Rocha, Veronica Fabrini Machado de Almeida
Título em português
O ator do Teatro de Arena no cinema novo
Palavras-chave em português
Actors Studio
Bertold Brecht
Cinema Novo
Constantin Stanislavski
Interpretação do Ator
Teatro de Arena
Resumo em português
Esta pesquisa aborda a influência de métodos e técnicas da interpretação do ator no contexto do cinema brasileiro moderno, quando o trabalho, o estilo e os métodos de interpretação do Teatro de Arena encontraram seu desdobramento no estilo de interpretação de atores, em filmes precursores e clássicos do Cinema Novo. Para isso vamos identificar quais as influências técnicas desta interpretação, como o sistema de Stanislavski, o método do Actors Studio, o efeito de distanciamento de Bertold Brecht. Na análise de cenas e sequências de filmes focalizo no trabalho dos atores a interação com a estética, a câmera e a montagem, para a compreensão destas influências. Assim analiso o desempenho de Gianfrancesco Guarnieri no filme O Grande Momento de Roberto Santos, 1958; Nélson Xavier no filme Os Fuzis de Ruy Guerra, 1963; Paulo José em O Padre e a Moça de Joaquim Pedro de Andrade, 1965; Othon Bastos no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha, 1963, único não-representante do Teatro de Arena, mas que consolidou sua carreira de teatro na Bahia e mais tarde no Grupo de Teatro Oficina em São Paulo. Estes atores fazem parte do florescimento de uma nova abordagem de interpretação teatral, influenciados pelo estudo das técnicas e na ênfase em retratar o homem brasileiro deste momento sociopolítico e cultural. Os cineastas do Cinema Novo, que buscavam estéticas alternativas e novas formas de diálogo com a realidade brasileira, vão encontrar nestes intérpretes as parcerias para a realização de seus filmes. Sendo assim, esta pesquisa busca um aporte original à questão, e parte da experiência do teatro para fazer a análise do trabalho do ator brasileiro no cinema, levando em conta as diferenças de técnica e de condições do trabalho, mas pensando tais diferenças como o lugar de um mútuo aprendizado que evidencia muito bem tudo o quanto há de comum entre o teatro e o cinema.
Título em inglês
The Teatro de Arena Actor in Brazil's Cinema Novo
Palavras-chave em inglês
Actor's interpretation
Actors Studio
Bertold Brecht
Cinema Novo
Constantin Stanislavski
Teatro de Arena
Resumo em inglês
This study addresses the influence of acting methods and interpretation techniques in the context of modern Brazilian cinema, when the work, style and interpretation methods of the Teatro de Arena were prominent in the styles of actors' interpretations in the classic Cinema Novo films and their precursors. The technical influences of interpretation will be identified, such as Stanislavksi's system, the Actors Studio method, and Bertold Brecht's estrangement effect. In the analysis of film scenes and sequences, I focus on the actors and their interaction with the esthetics, the camera, and the set, to better understand these influences. Thus, I analyze the performance of Gianfrancesco Guarnieri in Roberto Santos' 1958 film The Grand Moment; Nélson Xavier in Ruy Guerra's 1963 film The Guns; Paulo José in Joaquim Pedro de Andrade's 1965 film The Priest and the Girl; and Othon Bastos in Glauber Rocha's 1963 film Black God, White Devil. Othon Bastos, the only actor not representative of the Teatro de Arena, spent his formative theatrical years in the state of Bahia and later in the Grupo de Teatro Oficina in the city of São Paulo. These actors represent the flourishing of a new approach to theatrical interpretation, influenced by the study of techniques and by the emphasis on portraying Brazilians in their social, political and cultural context. The Cinema Novo filmmakers, seeking alternative esthetics and new ways to engage the Brazilian reality, find in these actors the partners they need to make their works. Thus, this study seeks to make an original contribution to the question, analyzing the work of Brazilian actors in cinema based on experience in the theater, taking into account the differences in technique and working conditions, but thinking of these differences as providing space for mutual learning, clearly demonstrating the extent of commonalities between theatre and cinema.
 
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VanderleiBernardino.pdf (578.75 Kbytes)
Data de Publicação
2014-05-07
 
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