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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2013.tde-06052014-120457
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Rodrigues Coração
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Soares, Rosana de Lima (Presidente)
Ferraraz, Rogério
Hamburger, Esther Imperio
Morettin, Eduardo Victorio
Paiva, Samuel José Holanda de
Título em português
Comunicação do (e em) conflito: legitimação do real e estética da brutalidade no cinema de González Iñárritu
Palavras-chave em português
Alejandro González Iñárritu
cinema contemporâneo
comunicação
estética
real
Resumo em português
Pretende-se, com este trabalho, verificar e identificar aspectos relacionados à estética da brutalidade e o seu vínculo com a legitimação do real, a partir da análise de três filmes do diretor Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, 2000; 21 Gramas, 2003; Babel, 2006). Para isso, pretendese, também, fundamentar circunstâncias envoltas no quadro cultural contemporâneo, a partir dos seguintes nortes: a) manifestações da legitimação do real; b) dilemas estéticos do desconforto social e as representações realistas/naturalistas no cinema de González Iñárritu; c) debate sobre o multiculturalismo e o hibridismo cultural; e d) conflitos inerentes à comunicação, no cinema de González Iñárritu, no que se refere a um ethos cinematográfico. No primeiro capítulo, abordaremos a legitimação do real e suas aproximações com os funcionamentos realistas e naturalistas atrelados à estética da brutalidade, tendo como baliza o filme Amores Brutos (2000). Na sequência, o segundo capítulo tratará do desconforto, em uma associação à ideia de fragmentação, na polarização estabelecida entre a imersão do inferno social e a redenção, com foco em 21 Gramas (2003). No terceiro capítulo, a cultura, em contato com o hibridismo e a diversidade, será confrontada com as bases do conflito, na abordagem de Babel (2006). Estendendo essa premissa, o quarto capítulo abordará as facetas da comunicação e da documentalidade no jogo de representação em torno do real e das estéticas do audiovisual, a fundamentar como síntese do percurso aqui traçado o ethos do conflito presente na cinematografia de González Iñárritu. Em conjunto a essa estrutura, os filmes se articularão ao próprio percurso da discussão teórica e analítica.
Palavras-chave em inglês
aesthetics
Alejandro González Iñárritu
communication
contemporary cinema
real
Resumo em inglês
With this work, we intend to verify and identify the aspects related to the aesthetics of brutality and its connection with the legitimization of real from the analysis of three films directed by Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, 2000; 21 gramas, 2003; Babel, 2006). For this, we also intend to base the circumstances involved in the cultural contemporary context, from the following points: a) expressions of the legitimization of real b) aesthetics dilemmas of social discomfort and the realistic/naturalistic representations in the González Iñárritu films c) the discussion about multiculturalism and cultural hybridism d) inherent conflicts to communication in the González Iñárritu cinema, regarding a cinematographic ethos. In the first chapter, we will discuss the legitimization of real and its approximations with the realistic and naturalistic operations linked to the aesthetics of brutality, having as support the film Amores Brutos. Further, the second chapter will explore the discomfort, associated with the fragmentation idea in the polarization established between the immersion in the social hell and the redemption, focusing on 21 gramas. In the third chapter, the culture, in contact between hybridism and diversity, will be confronted with the basis of the conflict in the discussion about Babel. In continuing this premise, the fourth chapter will discuss the facets of communication and documentalism in the game of the representation around the real and the audiovisual aesthetics, to base, as a synthesis of the outlined way, the ethos of the conflict in the Gonzales Iñárritu's cinematography. According to this structure, the films will be linked to the own path of theorical and analytic discussion.
 
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ClaudioCoracao.pdf (2.90 Mbytes)
Data de Publicação
2014-05-07
 
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