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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-07112017-155751
Documento
Autor
Nome completo
Raissa Araújo do Rosário Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Marcondes Filho, Ciro Juvenal Rodrigues (Presidente)
Martino, Luís Mauro Sá
Santos, Vanessa Matos dos
Título em português
As interfaces da relação eu-espectador com séries de tv
Palavras-chave em português
Acontecimento Comunicacional
Alteridade
Identidade
Metáporo
Séries televisiva.
Resumo em português
Este trabalho apresenta um estudo sobre como séries televisivas reverberam na mente do espectador que as assiste, como interfere - se o faz - na sua capacidade sensorial e perceptiva, que ressonâncias subjetivas são provocadas, em suma, que produção de sentido se realiza no processo mental do espectador, que pode levá-lo a redefinir opiniões, comportamentos e posturas. Para tanto, utilizando, como procedimento de pesquisa, a proposta metapórica, na forma como é exposta pela Nova Teoria da Comunicação, apresentada pelo Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, FiloCom, da Escola de Comunicações e Artes da USP. O estudo debruça-se mais especificamente sobre as interfaces que permeiam a relação da identidade daquele que denominamos "eu-espectador", em sua relação com a alteridade (de outrem ou de outros objetos), no momento da vivência daquilo que se denomina Acontecimento Comunicacional dentro de uma obra televisiva. Os resultados obtidos desta investigação estão cotejados com proposições do campo teórico, particularmente aquelas que realizam uma reflexão a respeito do sensível como ponto de partida para observar o que atravessa a percepção do espectador em sua relação com as séries de TV.
Título em inglês
The interfaces of the relationship I-spectator with TV series
Palavras-chave em inglês
Communicational event
Identity
Metaporo
Otherness
TV series
Resumo em inglês
This work presents a study about how television series reverberate in the mind of the spectator that assists them, how they interfere - if it does - in their sensorial and perceptive capacity, what subjective resonances are provoked, in short, what production of meaning is realized in the mental process of the viewer, which can lead him/her to redefine opinions, behaviors and postures. To do so, we use as a research procedure the metaphorical proposal, as it is exposed by the New Theory of Communication, presented by the Nucleus of Philosophical Studies of Communication, FiloCom, School of Communications and Arts of USP. The study focuses more specifically on the interfaces that permeate the relation of the identity of what we call the "I-spectator", in his/her relation to otherness (of others or other objects), at the moment of experiencing what is called "Communicational event "in a television work. The results obtained from this investigation are compared with propositions of the theoretical field, particularly those that perform a reflection about the sensitive as a starting point to observe what cross the perception of the viewer in their relation with the TV series.
 
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Data de Publicação
2017-11-07
 
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