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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08012020-165920
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Azevedo di Giacomo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Soares, Rosana de Lima (Presidente)
Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
Costa, Flavia Cesarino
Título em português
Espectadores em trânsito: identificação, imersão e distinção no Rio de Janeiro do início do século XX
Palavras-chave em português
Automóvel
Cinema de atrações
Cultura visual
Espectatorialidade
Primeiro cinema brasileiro
Resumo em português
Esta dissertação apresenta três exercícios historiográficos acerca da cultura visual carioca do início do século XX, em que se evidenciam aspectos contraditórios de relações de classe, gênero e origem, por meio de diferentes operações de identificação e distinção. O primeiro capítulo analisa as imagens remanescentes de Circuito de São Gonçalo (Empresa F. Serrador, 1909), sobre a corrida de automóveis homônima, em diálogo com filmes estrangeiros semelhantes, buscando aproximar progresso e catástrofe. O segundo capítulo mapeia a presença dos simuladores cinematográficos no Brasil, que emulavam passeios de automóvel, e discute a experiência de seu espectador. Esses aparelhos são entendidos como um cenário no qual os presentes agiam como atores de uma encenação proposta pelo ambiente da atração. O terceiro capítulo sugere um percurso imaginário para o casal de caipiras que protagonizou o filme Sô Lotero e nhá Ofrasia com seus productos na Exposição (Labanca, Leal e Cia., 1908), hoje perdido. O encontro entre personagem ingênua e o universo cosmopolita condensou tanto o fascínio ligado aos signos da modernidade quanto a ansiedade provocada por eles.
Título em inglês
Spectators in motion: identification, immersion and distinction in Rio de Janeiro at the beginning of the twentieth century.
Palavras-chave em inglês
Automobile
Brazilian early cinema
Spectatorshipinema of attractions
Visual culture
Resumo em inglês
This study presents three historiographic exercises concerning visual culture in Rio de Janeiro at the beginning of the twentieth century where contradictory social issues emerge from class, gender and origin relations by means of different operations of identification and distinction. The first chapter analyzes the remnant images of Circuito de São Gonçalo (Empresa F. Serrador, 1909), about the homonymous automobile race, under discussion with similar foreign movies, following convergences between progress and disaster. The second chapter maps the presence of cinematographic thrill rides in Brazil, which simulated automobile tours, and discusses their spectator experiences. These apparatus are pictured as a setting where those present behaved as actors of an enacting proposed by the attraction's ambience. The third chapter suggests an imaginary journey for the couple of caipiras who feature in the lost movie Sô Lotero e nhá Ofrasia com seus productos na Exposição (Labanca, Leal e Cia., 1908). The confluence of naive character and cosmopolitan milieu condensed both the modernity allure and its induced anxiety.
 
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Data de Publicação
2020-01-09
 
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