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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-09032017-101526
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Nascimento dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Vicente, Eduardo (Presidente)
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Toni, Márcia de
Título em português
Um cinema para os ouvidos: mapeando o radiodocumentário
Palavras-chave em português
cinema
documentário
narrativa
rádio
som
Resumo em português
Este estudo busca demonstrar de que maneira o documentário, gênero originalmente cinematográfico, desenvolve-se no rádio. Entendido como uma narrativa autoral de não-ficção, trata-se de um gênero radiofônico pouco conhecido no Brasil. Para mapeá-lo, analisamos esse objeto sob diversos aspectos. Em primeiro lugar, buscamos contextualizá-lo dentro de um campo de estudo do Rádio Autoral. Considerando sua estreita relação com o documentário audiovisual, comparamos essas duas formas de abordagem e representação do real. Buscamos, em seguida, a definição de um conceito de radiodocumentário, apontando para as diferentes terminologias que congregam esse repertório de peças ao redor do mundo. Posteriormente, elencamos os elementos que compõe sua linguagem e descrevemos seu desenvolvimento histórico em alguns países, sob a perspectiva técnica e estética. Além disso, discutimos a presença do dispositivo documental no passado do rádio brasileiro e contextualizamos a presença do gênero no Brasil. Considerando que as novas formas de distribuição de áudio em plataformas digitais vêm transformando, nas últimas duas décadas, o modo de produção, difusão e o status cultural do radiodcumentário, propomos um estudo comparativo de dois modelos representativos do panorama contemporâneo: a webrádio francesa ARTE Radio e o programa semanal americano This American Life. Por fim, analisamos alguns exemplos de radiodocumentários desses dois modelos.
Título em inglês
cinema for the ears: a map of the radio documentary
Palavras-chave em inglês
cinema
documentary
narrative
radio
sound
Resumo em inglês
This research aims at demonstrating how the documentary, originally a film genre, develops into a radio format. Understood as an authorial nonfiction narrative format, it is a radiophonic genre almost unknown in Brazilian radio. To map it, we analyzed this object in several aspects. Firstly, we attempted a contextualization within the "authorial radio" field of study. Considering its close relationship with the audiovisual documentary, we compared these two formats with respect to their approach on representing reality. We, then, pursued a definition for the concept of radio documentary, pointing at the different terminologies of this repertory from around the world. Later, we listed the elements that compose its language and described the historical development of the radio documentary under the technical and aesthetic perspective in some countries. Furthermore, we discussed the presence of the documentary approach format in Brazilian radio and demonstrated how the genre presents itself in Brazil. Noticeable changes regarding the production model, distribution and the cultural status of the radio documentary have been noticed over the past two decades. A comparative review with respect to two contemporary models was then proposed: the French web radio ARTE Radio and the weekly American radio show This American Life. Finally, we analyzed some examples of these two models.
 
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Data de Publicação
2017-03-09
 
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