• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-11072023-145925
Documento
Autor
Nombre completo
Luara Dal Chiavon
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Sousa, Mauro Wilton de (Presidente)
Boas, Rafael Litvin Villas
Silva, Dácia Ibiapina da
Título en portugués
O sujeito coletivo do fazer fílmico na produção audiovisual do MST
Palabras clave en portugués
Documentário
Movimento Social
MST
Representação
Sujeito Coletivo
Resumen en portugués
O fazer fílmico se coloca como uma forma de representação e disputa de hegemonia em nossa sociedade. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior movimento social da América Latina e um dos mais longevos, pretendo aqui, analisar a produção audiovisual dos sujeitos que o fazem a partir da margem, em geral longe das instituições cinematográficas e dos meios de difusão tradicionais. Nesse caso, a produção oficial do movimento se dá a partir da construção de um Sujeito Coletivo, é a partir deste sujeito que faço uma análise comparativa entre o vídeo do 4º e do 5º Congresso Nacional do MST, sua maior instância organizativa. O primeiro vídeo é realizado por amigos/as do movimento, o segundo é produzido pelo próprio movimento, quais são as mudanças estéticas que apontam mudanças nessa produção? O que a linguagem construída nos diz sobre o próprio movimento?
Título en inglés
The collective subject of filmmaking within MST audiovisual production
Palabras clave en inglés
Collective Subject
Documentary
MST
Representation
Social Movement
Resumen en inglés
Filmmaking is a form of representation and a battle for hegemony in our society. The Landless Worker's Movement (MST) is Latin America's most significant social movement and has thirty-eight years of progressive history. I analyze the movement's audiovisual production led by marginalized voices independent of cinematographic institutions, media, and mainstream diffusion. The movement production reveals the construction of a Collective Subject. In this study, I compare the video of the 4th and 5th National Congress of the MST, the highest organizational instance. The movement allies produced the first video, and the movement produced the second one. What are the aesthetic changes between both productions? What does the film language tell us about the movement itself?
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.