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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-11072023-145925
Document
Auteur
Nom complet
Luara Dal Chiavon
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Sousa, Mauro Wilton de (Président)
Boas, Rafael Litvin Villas
Silva, Dácia Ibiapina da
Titre en portugais
O sujeito coletivo do fazer fílmico na produção audiovisual do MST
Mots-clés en portugais
Documentário
Movimento Social
MST
Representação
Sujeito Coletivo
Resumé en portugais
O fazer fílmico se coloca como uma forma de representação e disputa de hegemonia em nossa sociedade. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior movimento social da América Latina e um dos mais longevos, pretendo aqui, analisar a produção audiovisual dos sujeitos que o fazem a partir da margem, em geral longe das instituições cinematográficas e dos meios de difusão tradicionais. Nesse caso, a produção oficial do movimento se dá a partir da construção de um Sujeito Coletivo, é a partir deste sujeito que faço uma análise comparativa entre o vídeo do 4º e do 5º Congresso Nacional do MST, sua maior instância organizativa. O primeiro vídeo é realizado por amigos/as do movimento, o segundo é produzido pelo próprio movimento, quais são as mudanças estéticas que apontam mudanças nessa produção? O que a linguagem construída nos diz sobre o próprio movimento?
Titre en anglais
The collective subject of filmmaking within MST audiovisual production
Mots-clés en anglais
Collective Subject
Documentary
MST
Representation
Social Movement
Resumé en anglais
Filmmaking is a form of representation and a battle for hegemony in our society. The Landless Worker's Movement (MST) is Latin America's most significant social movement and has thirty-eight years of progressive history. I analyze the movement's audiovisual production led by marginalized voices independent of cinematographic institutions, media, and mainstream diffusion. The movement production reveals the construction of a Collective Subject. In this study, I compare the video of the 4th and 5th National Congress of the MST, the highest organizational instance. The movement allies produced the first video, and the movement produced the second one. What are the aesthetic changes between both productions? What does the film language tell us about the movement itself?
 
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Date de Publication
2023-07-11
 
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