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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2011.tde-12092011-154616
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Alberto Rizzo Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Mourão, Maria Dora Genis (Presidente)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Entler, Ronaldo
Morettin, Eduardo Victorio
Piovesan Neto, Angelo Pedro
Título em português
Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de ensino fundamental e de ensino médio no Brasil
Palavras-chave em português
Cine
Comunicação
Educação audiovisual
Educação escolar básica
Formação de professores
Pedagogia
Resumo em português
Este trabalho apresenta um arcabouço conceitual para ser aplicado à formação de professores, em curso universitário de especialização (lato sensu), para o desenvolvimento de atividades no campo da linguagem e da produção audiovisual. Profissionais da Educação Básica, que compreende os nove anos do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio, representam o público preferencial dessa formação. As diretrizes aqui propostas correspondem também às oportunidades para a inserção do audiovisual na Educação Infantil, no Ensino Superior e na Educação de Jovens e Adultos. O referencial aqui estabelecido procura estar em sintonia com o atual cenário no campo da comunicação social e das artes, bem como com as diretrizes educacionais do país. A partir desse mapeamento conceitual, devidamente conectado com o desenvolvimento do audiovisual ao longo do século XX e na primeira década do século XXI, configura-se a grade de um curso de especialização voltado para a qualificação, nessa área, de profissionais egressos dos cursos de formação de professores e de gestores de educação. O resultado pode ser adaptado para dar origem a uma licenciatura em audiovisual e também, a partir do desmembramento de seus eixos, a cursos de formação pontuais oferecidos por redes de ensino ou estabelecimentos isolados. O uso do termo "educação audiovisual" busca traduzir compreensão mais aguda dos fenômenos que, sob efeito do que se convencionou chamar de "convergência de meios", de "revolução digital" e de "economia do audiovisual", geraram transformações profundas nos campos do cinema, da televisão e do vídeo, interligados nas esferas da linguagem, da produção, da difusão e da recepção.
Título em inglês
Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de Ensino Fundamental e de Ensino Médio no Brasil
Palavras-chave em inglês
Basic school education
Cinema
Communication
Media literacy
Pedagogy
Teachers formation
Televis
Resumo em inglês
This dissertation presents a conceptual framework to be applied to the formation of teachers, in a university course of specialization (lato sensu), for the development of activities in the field of audiovisual language and production. Professionals of Basic Education, which encompasses the nine years of Elementary School and the three years of Middle School, make up the preferential public for this formation. The directives proposed here correspond also to the opportunities for the insertion of audiovisual in Early Education, Higher Education and Adult and Youth Education. The referential established here seeks to be attuned to the current scenario in the area of social communications and arts, as well as with Brazils education directives. From that conceptual mapping, which here is connected to the development of audiovisual along the 20th Century and the first decade of the 21st Century, is configured the grid of a course of specialization directed to the qualification, in this area, of professionals from the courses of teachers and education managers formation. The results may be adapted to become the source of a teaching degree in audiovisual and also, by separating its main axes, of targeted formation courses offered in education networks or in individual establishments. The use of the term "audiovisual education" seeks to translate a more accurate comprehension of the phenomena that, under the effect of what has been agreed to be called media convergence, digital revolution and audiovisual economics, have generated deep changes in the fields of cinema, television and video, which are interconnected in the spheres of language, production, diffusion and reception.
 
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Data de Publicação
2012-02-02
 
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