• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-14042023-113643
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe da Silva Borges
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Sousa, Mauro Wilton de (Presidente)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
Título en portugués
O assombro encarnado: quando as imagens do horror atravessam filmes brasileiros a partir do político
Palabras clave en portugués
Assombro
Cinema
Estética
Horror
Política
Resumen en portugués
Percebendo a efervescência da criação de imagens de horror no cinema nas duas primeiras décadas do século XXI, esta pesquisa se atenta para essas produções que criam a partir da necessidade política. Com foco no cenário cinematográfico brasileiro, a pesquisa propõe um trabalho de montagem anacrônica a fim de compreender a necessidade dos filmes quando recorrem às sensibilidades do horror para produzir seus sentidos. Dessa maneira, estabelece uma discussão entre maneiras de ver, fazer e pensar as imagens do horror, diferenciando-as da tradição poética da representação. Para tanto, com objetivo de compreender a materialidade das operações estéticas do horror contemporâneo, três curtas-metragens brasileiros são objetos principais desta análise: Menino Aranha (2008) de Mariana Lacerda, Estado Itinerante (2016) de Ana Carolina Soares e O delírio é a redenção dos aflitos (2016) de Fellipe Fernandes. Por fim, busca-se mostrar como a contaminação do horror está em confluência com uma mutação de sistemas e no entendimento do trabalho da arte e da política como um só ato.
Título en inglés
The haunting incarnate: when horror images cross Brazilian films from the political.
Palabras clave en inglés
Aesthetics
Cinema
Haunting
Horror
Politics
Resumen en inglés
Realizing the effervescence of the creation of horror images in cinema in the first two decades of the 21st century, this research focuses on these productions that create from political necessity. Focusing on the Brazilian cinematographic scenario, the research proposes an anachronic montage work in order to understand the necessity of films when they resort to horror sensibilities to produce their meanings. In this way, it establishes a discussion between ways of seeing, making and thinking the images of horror, differentiating them from the poetic tradition of representation. In order to understand the materiality of the aesthetic operations of contemporary horror, three Brazilian short films are the main objects of this analysis: Menino Aranha (2008) by Mariana Lacerda, Estado Itinerante (2016) by Ana Carolina Soares and O delírio é a redenção dos aflitos (2016) by Fellipe Fernandes. Finally, it is sought to show how the contamination of horror is in confluence with a mutation of systems and in the understanding of the work of art and politics as one act.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-04-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.