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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-15072024-104143
Documento
Autor
Nome completo
Francisca Mortara Barrera San Martin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Mendes, Eduardo Simões dos Santos (Presidente)
Costa, Flavia Cesarino
Rewald, Rubens Arnaldo
Título em português
O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
Palavras-chave em português
Cinema de Atrações, Espectador-produtor
Digital
Redes Sociais
TikTok
Vídeo
Resumo em português
É inegável que o advento das redes sociais e do smartphone alterou profundamente o cenário da produção audiovisual. Esses dispositivos portáteis permitem que vídeos sejam criados, editados e publicados em qualquer local, a qualquer momento por, virtualmente, qualquer pessoa. Diante desse contexto, esta pesquisa propõe uma análise de conjuntos selecionados de vídeos do TikTok para compreender como esse novo cenário impacta a criação audiovisual. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de análise adequada às singularidades do objeto, incluindo como referência teórica o conceito do cinema de atrações, criado por Tom Gunning e André Gaudreault. Os achados da pesquisa fornecem indícios de como se desenvolve esse audiovisual de caráter essencialmente dialógico dentro do TikTok, no qual a figura do espectador-produtor tem papel central. Esta pesquisa demonstra que os vídeos produzidos dentro da plataforma do TikTok vão muito além de curtas coreografias, pelas quais o aplicativo é famoso, revelando uma ampla variedade de expressões criativas e inovadoras, cujo impacto na história do audiovisual ainda não é possível antever.
Título em inglês
TikTok beyond choreography videos: an analysis of TikTok content in light of the cinema of attractions concept
Palavras-chave em inglês
Cinema of Attractions
Digital
Social Media
Spectatorproducer
TikTok
Video
Resumo em inglês
Social media and smartphones have undeniably transformed the landscape of audiovisual production for good. The use of these portable devices allows almost anyone, anywhere at any time to effortlessly create, edit and publish videos. In Such circumstances, this research aims for an analysis of previously selected sets of TikTok videos to understand the influence of this new scenario on audiovisual production. An analytical methodology has been developed in order to approach the singularities of the subject, drawing inspiration from the cinema of attractions concept, created by Tom Gunning and André Gaudreault. The research findings offer valuable insights into the development of this inherently dialogical content within TikTok, where the role of the spectator-producer is essential. This study demonstrates that TikTok videos go beyond the realm of mere short choreographies, for which the app became famous, revealing a wide range of creative and innovative expressions. The full impact of these innovations on the history of audiovisual remains unclear.
 
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Data de Publicação
2024-07-15
 
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