• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-18072024-155208
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Calliari Schacht
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Vicente, Eduardo (Presidente)
Carreiro, Rodrigo Octavio D'Azevedo
Souza, Geórgia Cynara Coelho de
Título en portugués
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
Palabras clave en portugués
Compositores
Gustavo Santaolalla
Hollywood
Indústria cinematográfica
Trilhas musicais
Resumen en portugués
O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do músico, produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla e estabelecer o espaço ocupado por ele na indústria cinematográfica estadunidense. Por meio de uma investigação sobre a participação de compositores estrangeiros em Hollywood, de uma análise exploratória da filmografia de Santaolalla e de sua carreira como músico e produtor, da pesquisa documental de depoimentos concedidos pelo próprio artista e por seus colaboradores e de uma análise fílmica, buscaram-se identificar seus processos criativos e de produção, as qualidades estéticas de seu trabalho e articulá-los com as condições impostas pelo mercado de trilhas musicais em Hollywood. Os resultados alcançados demonstram que sua obra se utiliza de elementos do folclore latino-americano, do rock, da música popular, de ritmos e timbres globalizados, do ruído e do silêncio, e conquistou espaço em um mercado extremamente fechado para compositores vindos de países não pertencentes ao eixo Estados Unidos - Europa. O suporte teórico selecionado para embasamento da pesquisa inclui autores que abordam o contexto da indústria cinematográfica para compositores (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publicações sobre a música popular latino-americana (KARUSH, 2017; KUN, 2005), bem como o papel da banda sonora na composição da obra cinematográfica (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).
Título en inglés
On the tracks from El Palomar to Los Angeles: Gustavo Santaolallas music in cinema.
Palabras clave en inglés
Composers
Film industry
Film score
Gustavo Santaolalla
Hollywood
Resumen en inglés
The present study aims to investigate the trajectory of Argentine musician, producer, and composer Gustavo Santaolalla and establish his position within the United States film industry. Through an exploration of the involvement of foreign composers in Hollywood, an exploratory analysis of Santaolalla's filmography and his career as a musician and producer, documentary research of interviews given by the artist himself and his collaborators, and a film analysis, the study seeks to identify his creative and production processes, the aesthetic qualities of his work, and articulate them with the conditions imposed by the film music market in Hollywood. The results achieved demonstrate that his work draws on elements of Latin American folklore, rock, popular music, globalized rhythms and tones, noise, and silence, and has gained recognition in a market traditionally closed to composers from non-U.S. and non-European countries. The theoretical framework selected for the research includes authors addressing the context of the film industry for composers (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publications on Latin American popular music (KARUSH, 2017; KUN, 2005), as well as the role of the soundtrack in the composition of cinematic works (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.