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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2018.tde-22022018-170226
Document
Auteur
Nom complet
Amer Nagib Moussa Júnior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Machado, Irene de Araujo (Président)
Ferrara, Lucrecia D'Alessio
Palma, Daniela
Titre en portugais
max x luhan: um estudo fotográfico
Mots-clés en portugais
Comunicação
Estética
Fotografia
Semiótica
Teoria da informação
Resumé en portugais
Trata-se de um estudo fotográfico elaborado a partir do cruzamento de alguns principais conceitos das teorias informacionais de Marshall McLuhan presentes em "Os Meios de comunicação como extensões do homem" e Max Bense, em "Pequena estética". A partir de uma explanação básica de fundamentos do movimento da Poesia Concreta e da teoria Semiótica, pretende-se apontar concretude e iconicidade em McLuhan e Max Bense. Poderia a ideia de "o meio é a mensagem" de McLuhan ser associada à "anti-estética do gosto" [Ungefallenaesthetik] de Bense? Também serão confrontados os critérios de ambos para classificação dos meios e objetos artísticos, em relação ao grau de participação do usuário e consequente criatividade e inovação alcançadas. Com o objetivo de propor uma narrativa visual paralela à argumentação teórica, serão apresentados três estudos fotográficos experimentais, cuja linha expositiva busca dialogar com o desenvolvimento das ideias discutidas. Espera-se com este trabalho introjetar mais consciência à produção, ensino e crítica da signagem fotográfica - bem como em diferentes linguagens.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Aesthetics
Communication
Information Theory
Photography
Semiotics
Resumé en anglais
This work comprises a photographic study from the intersection of some of the main concepts of informational theories of Marshall McLuhan present in "Understanding Media" and Max Bense, in "Kleine Aesthetik". From a basic explanation of the foundations of the Concrete Poetry movement and Semiotics, it is intended to point concreteness and iconicity on McLuhan and Bense. Could the idea of "the medium is the message" by McLuhan be associated with Bense's "anti-aesthetic of taste" [Ungefallenaesthetik]? It will also be confronted the criteria of both to classify media and artistic objects, in relation to the degree of user participation and consequent creativity and innovation. Proposing a parallel, graphic narrative to the theoretical argumentation, this dissertation presents three experimental photographic studies, whose visual exhibition line aims to dialogue with the verbal ideas. This work intends to introduce more awareness to the production, teaching and criticism of photographic signage - and other languages as well.
 
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Date de Publication
2018-02-22
 
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