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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-24012020-104042
Documento
Autor
Nome completo
Bruno Rogério Silva Passos Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rosa, Almir Antonio (Presidente)
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Mello, Christine Pires Nelson de
Título em português
A Experiência do Interator: mídias digitais, interatividade e suportes imersivos no campo do documentário
Palavras-chave em português
Cinema
Documentário
Mídia computacional
Semiótica
Resumo em português
Na presente dissertação, trazemos as averiguações de possíveis maneiras de se trabalhar com a mídia nativa dos computadores para realizar um tipo especifico de comunicação artística, aquela que fazemos com o cinema e o qual temos chamado de documentário. Em conjunto, propomos um breve estudo da linguagem das mídias computacionais, ao apontar possibilidades informativas e estéticas nascidas através da utilização consciente dos seus elementos estruturais. Isto é, esperamos demarcar, como esse meio, enquanto suporte, estrutura suas representações e também como ele oferece um rico ofertório de ferramentas para a comunicação humana. Com este intuito, tomando principalmente os textos teóricos de Bill Nichols, Henri Gervaiseau, Ismail Xavier, Iuri Lotman, Almir Almas e Lev Manovich, abarcamos três grandes campos de estudo: o cinema documentário, a semiótica e as mídias computacionais. Desta última, o grande foco da nossa investigação, destacaremos seus princípios gerais, sua estrutura representativa e sua capacidade inovadora de armazenar representações de espaços navegáveis. Da semiótica, o interesse será retirar os conceitos sobre linguagem e sobre comunicação artística. Enquanto que o documentário nos servirá, com sua linha histórica e sua construção discursiva, como base comparativa. Por fim, para além de ser uma demarcação das possibilidades artísticas da linguagem das mídias computacionais, este texto também se propõe a construir uma breve reflexão sobre sistema carcerário. As obras Prison Valey (Philippe Brault e David Dufresne, web-site, 2009) e Step to the Line (Ricardo Laganaro, Realidade Virtual/360°, 2017), os trabalhos que tomamos como objetos de estudo, dialogam entre si nesse tema. Assim, munidos das teorias das disciplinas referidas, esta dissertação se propõe a analisar ambas as obras, apresentando, em conjunto, exemplos de como um documentarista pode, de acordo com o interesse de sua discussão, utilizar a mídia computacional para organizar signos e também para organizar, como signos, as suas regras inerentes.
Título em inglês
The Experience of the Interactor: digital media, interactivity e immersive supports in the documentar field.
Palavras-chave em inglês
Computer Media
Documentary
Film
Semiotics
Resumo em inglês
In this present essay, we inquire possible ways of working with computer native media in order to approach a specific type of artistic communication, specifically speaking about cinema and the so-called documentary. At the same time, we propose a brief study of the computer media as we point out the informative and aesthetics possibilities emerged from the conscious use of its structural elements. For instance, we hope to acknowledge how this media, as a support, structures its representations and also how it features a whole set of tools that benefits human communication. With this in mind, and considering the theoretical texts of Bill Nichols, Henri Gervaiseau, Ismail Xavier, Iuri Lotman, Almir Almas and Lev Manovich, we address three major research fields: documentary film, semiotics and computer media. Regarding the last one, the great focus of our research, we draw attention to its main principles, representative structures and the innovative capacity of keeping representations of navigable spaces. From semiotics, our interest is to summarize the concepts of language and artistic communication. Meanwhile, the documentary suits as a comparative database, with its historical aspects and discursive construction. Prior to the end, in addition to present the artistic possibilities of computer media as language, this dissertation also offers a brief consideration on the penitentiary system. The works of Prison Valey (Philippe Brault and David Dufresne, website, 2009) and Step to the Line (Ricardo Laganaro, Virtual Reality/360°, 2017), which we took as subject matter, come to an agreement regarding this point. Thereby, granted by the theories of refereed disciplines, this text intends to analyze both works, presenting as a whole, examples of how a documentarist can, as intended, use computational media to organize signs and also to organize, as a sign, its inherent rules.
 
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Data de Publicação
2020-01-24
 
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