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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-24112014-085256
Documento
Autor
Nome completo
Natália de Castro Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Morettin, Eduardo Victorio (Presidente)
Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Título em português
A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
Palavras-chave em português
Cinema silencioso
Cinema silencioso do Brasil
Técnicas de colorização no cinema
Resumo em português
Este trabalho se dispõe a investigar o uso da cor no cinema silencioso do Brasil. Para isso, toma como fontes documentais tanto objetos fílmicos remanescentes quanto documentação e bibliografia diversas existentes sobre o assunto. Um primeiro capítulo será dedicado aos processos de colorização existentes no cinema silencioso, de uma forma geral, e a questões técnicas e estéticas relacionadas a esses processos: o contexto histórico em que surgiram as técnicas de colorização no cinema, suas origens em meios diversos, as características dessas técnicas de colorização e sua presença nos mercados cinematográficos mais conhecidos, as questões suscitadas pelo uso da cor e seus desdobramentos. No segundo capítulo, tentaremos mapear nossa prática e nossas discussões acerca da cor nos filmes do período silencioso: quais são as informações acerca das técnicas que utilizamos e da real presença de filmes coloridos em nossas sessões cinematográficas e da cor nos filmes que estávamos produzindo? Como as questões colocadas internacionalmente ecoaram no Brasil e quais foram as questões específicas que surgiram aqui? No último capítulo, trataremos mais especificamente da análise de filmes de nossa filmografia, ou seja, dos materiais em nitrato de época colorizados ainda existentes e inspecionados para esta pesquisa. Levantaremos e discutiremos as técnicas de colorização e as funções do uso da cor encontradas nesta filmografia.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Color techniques in silent cinema
Silent cinema
Silent cinema in Brazil
Resumo em inglês
This dissertation seeks to investigate the use of color in Brazil's silent cinema. In order to do so, it relies on documentary sources such as remaining nitrate itens and diverse existing documentation and literature on the subject. A first chapter will be devoted to existing processes in silent film colorization, in general, and to the technical and aesthetic issues related to these processes: the historical context in which the techniques of colorization arose in film, its origins in various media, the characteristics of these techniques and its presence on the most known film markets, the issues raised by the use of color and its aftermath. In the second chapter, we will attempt to map our practice and our discussions relative to color in films of the silent era: what is the information concerning the techniques we utilize and the real presence of colored movies in our cinematographic sessions and of color in movies that we were producing? In what way the questions internationally raised echoed in Brazil and what were the specific issues that have arisen here? In the last chapter, we will deal more specifically with the analysis of movies from our filmography, that is, of the colorized nitrate itens still existing and inspected for this research. We will raise and discuss techniques for coloring and functions of the use of color found in this filmography
 
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Data de Publicação
2014-11-25
 
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