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Tesis Doctoral
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Bastos Guimarães Baptista
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Borges, Cristian da Silva (Presidente)
Andrade, Patrícia Mourão de
Costa, Flavia Cesarino
Rosa, Carlos Adriano Jeronimo de
Silva, Mateus Araújo
Título en portugués
Espaço e tempo como parâmetros de composição fílmica: um estudo comparativo
Palabras clave en portugués
Análise fílmica
Espaço e tempo
Estética cinematográfica
Teoria de cinema
Resumen en portugués
O objetivo desta tese é propor uma comparação das formas como o espaço e o tempo são elaborados em filmes das mais diversas inclinações, a fim de estabelecer alguns parâmetros do que seria a composição fílmica de maneira geral. A hipótese central é que uma análise comparada dessas formas possibilita organizar uma visão de conjunto do cinema: uma visão descritiva, não prescritiva; uma visão baseada nas próprias estratégias composicionais utilizadas pelos cineastas, mais do que em teorias externas. Para realizar essa investigação, será proposto um esquema em três partes que permite um diálogo com a bibliografia tradicional e que serve como referência para a análise dos filmes.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Film aesthetics
Film analysis
Film theory
Space and time
Resumen en inglés
This thesis proposes a comparative study of the modes by which space and time are constituted in films of various dispositions, in order to establish the parameters of what would be film composition in a more general sense. The central hypothesis is that a comparative analysis of those forms enables us to organize a more unified point of view towards the films: a point of view which is descriptive, not prescritipve, and which is based on the strategies utilised by the filmmakers themselves, more than on preconceived theories. In order to advance this, we propose a three-part structure which serves as a reference to compare both theoretical writings and the films to be analyzed.
 
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Fecha de Publicación
2019-07-26
 
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