• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-29062015-123405
Document
Auteur
Nom complet
Marco Antonio Pereira do Vale
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Franco, Marilia da Silva (Président)
Bargmann Netto, Domingos Luiz
Brito, Flavio de Souza
Pahim, Renato Levi
Ramos, Luís Fernando Angerami
Titre en portugais
Metalúrgicos e motoboys: retratos audiovisuais de um país sobre rodas
Mots-clés en portugais
Cinema brasileiro
Documentário
Metalúrgico
Motoboy
Motocicleta
Resumé en portugais
O principal objetivo desta pesquisa é fazer um estudo e uma discussão comparativa sobre o modo como dois importantes personagens sociais são retratados pela cinematografia brasileira em um conjunto delimitado de filmes: o Metalúrgico e o Motoboy. Por meio de uma análise estética e narrativa, investiga-se como cineastas lançaram o olhar sobre a realidade contemporânea e construíram um imaginário audiovisual dessas categorias profissionais. Com base em autores como Bernardet (2003), Tomizaki (2007), Eisenstein (1990), Pudovkin (1961), Silva (2011), Nichols (1991) entre outros que discutem o tema, analisam-se seis documentários brasileiros que retratam a vida e saga dos protagonistas deste estudo. Recorre-se também, para cotejar a produção nacional em relação ao que cineastas estrangeiros têm produzido sobre o tema, a filmes correlatos, como A Classe operária vai ao paraíso (1971), Sem destino (1969) e outros. A análise inclui a discussão de aspectos técnicos que vão do posicionamento de câmeras, tomadas de cena até a montagem e trilha sonora. Entre as conclusões, pode-se observar que, enquanto os metalúrgicos construíram uma identidade ante a sociedade, os motoboys continuam a ser uma incógnita perturbadora, personagens que vêm sabe-se lá de onde, vivendo um eterno e cruel presente, sem perspectivas de futuro, trabalhando numa profissão perigosa e de certa forma desprestigiados pela população. O processo de pesquisa da tese são o fundamento e a orientação para um novo documentário a ser finalizado e que vem sendo pensado como uma reflexão cinematográfica sobre os avanços e reveses, expectativas e desilusões do projeto de modernização industrial e urbana da sociedade brasileira.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Brazilian movie
Courier
Documentary
Metallurgical
Motorcicle
Resumé en anglais
The main objective of this research is to make a study and a comparative discussion on how two important social characters are portrayed by the Brazilian cinema in a set, delimited, of movies: the Metallurgical and the Motoboy. Through an aesthetic and narrative analysis, investigating as filmmakers cast their eyes on contemporary reality and built a visual imagery of these professional categories. Based on authors like Bernardet (2003), Tomizaki (2007), Eisenstein (1990), Pudovkin (1961), Silva (2011), Nichols (1991) among others discussing the issue, we analyze six Brazilian documentaries depicting the life and saga of the protagonists of this study. It also refers to collate domestic production in relation to foreign filmmakers that have produced on the subject, about related films such as The Working class goes to paradise (1971), Easy rider (1969) and other examples. The analysis includes a discussion of technical issues ranging from cameras placement, taken to the assembly and soundtrack. Among findings, it can be observed that, while the metallurgical built an identity to society, couriers remain a disturbing unknown, characters who come who knows where, living in an eternal and cruel fate, without future prospects, working in a dangerous profession and somewhat discredited by the population. The research process of the thesis are the basis and the guidance for a new documentary to be finalized and intended as a cine reflection on the progress and setbacks on the expectations and disappointments of industrial and urban modernization project of Brazilian society.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-06-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.