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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-03072024-144105
Documento
Autor
Nome completo
Juliana de Lima Birchal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Leite, Vilma Campos dos Santos
Mendonça, Maria Beatriz Braga
Título em português
Da máscara à masquiagem: o mascaramento no Théâtre du Soleil, seguido do estudo de caso do espetáculo A Era de Ouro (1975)
Palavras-chave em português
A Era de Ouro
Máscara
Mascaramento
Théâtre du Soleil
Traje de cena
Resumo em português
Da máscara à masquiagem: o mascaramento no Théâtre du Soleil, seguido do estudo de caso do espetáculo A Era de Ouro (1975) propõe analisar, em visão panorâmica, a trajetória do mascaramento no Théâtre du Soleil e compreender suas implicações no jogo de cena. O estudo se divide em dois capítulos. A primeira parte consiste na apresentação e discussão sobre a trajetória do mascaramento na trupe francesa, introduzindo, assim, os seus princípios e procedimentos de trabalho. Ainda nesta parte é apresentado o trabalho do mascareiro Erhard Stiefel, responsável pela confecção de máscaras, marionetes e esculturas utilizadas em diversos espetáculos do Soleil e figura essencial para a integração das máscaras no trabalho da trupe. A segunda parte consiste no estudo de caso de A Era de Ouro, Primeiro Esboço. O espetáculo de 1975 é um marco na história da trupe em muitos aspectos, principalmente no que se refere à instauração das máscaras como pilar e disciplina de base do Théâtre du Soleil. Neste estudo de caso, o espetáculo será apresentado desde a sua concepção à recepção para, então, realizar a análise dos corpos-máscara adotados, em particular de três personagens: Abdallah, Marcel Pantaleão e Salouha. O trabalho tem por finalidade elucidar de que forma o mascaramento tem se desenvolvido ao longo do tempo no Soleil e como ele se reflete nos processos de construção do corpo-máscara, tanto do ponto de vista da confecção quanto do trabalho atoral. Para tanto, articulam-se os conceitos de mascaramento, trazido por Felisberto Sabino da Costa, e de traje de cena, abordado por Fausto Viana. Recorre-se também aos trabalhos de Béatrice Picon-Vallin e Josette Féral sobre a trupe francesa, além de Guy Freixe sobre o trabalho de máscaras na trupe.
Título em inglês
From mask to mask-up: masking in Théâtre du Soleil, followed by the case study of the show The Golden Age (1975)
Palavras-chave em inglês
Costume
Mask
Masking
The Golden Age
Théâtre du Soleil
Resumo em inglês
From mask to mask-up: masking in Théâtre du Soleil, followed by the case study of the show The Golden Age (1975) proposes to analyze, in panoramic view, the trajectory of masking in the Théâtre du Soleil and understand its implications in the theatrical performance. The study is divided into two chapters. The first part consists of presenting and discussing the trajectory of masking in the French troupe, thus introducing its principles and working procedures. Also in this part, the work of the mask maker Erhard Stiefel is presented, responsible for the creation of masks, puppets, and sculptures used in various Soleil performances and an essential figure for the integration of masks in the troupes work. The second part consists of the case study of The Golden Age, First Draft. The 1975 performance is a milestone in the troupes history in many aspects, mainly regarding the establishment of masks as a pillar and basic discipline of Théâtre du Soleil. In this case study, the performance will be presented from its conception to its reception to then analyze the adopted mask-bodies, particularly of three characters: Abdallah, Marcel Pantalon and Salouha. The aim of the work is to elucidate how masking has developed over time in Soleil and how it is reflected in the processes of constructing the mask-body, both from the point of view of creation and acting work. To do so, the concepts of masking, brought by Felisberto Sabino da Costa, and costume design, approach by Fausto Viana, are articulated. The works of Béatrice Picon-Vallin and Josette Féral on the French troupe, as well as Guy Freixe on mask work in the troupe, are also consulted.
 
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Data de Publicação
2024-07-04
 
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