• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-03072024-151922
Documento
Autor
Nombre completo
Luciano Mendes de Jesus
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Pereira, Sayonara Sousa (Presidente)
Lima, Evani Tavares
Évora, Iolanda Maria Alves
Silva, Salomão Jovino da
Velardi, Marilia
Título en portugués
O mapa é de fragmentos de um espelho no chão do mundo: amizades, africanidades e identidades na Estrada Negra de Grotowski ao Workcenter
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
Nesta tese abordamos as relações étnico-raciais no contexto do percurso de pesquisa e criação do projeto pós-teatral de Jerzy Grotowski e sua continuação através da proposta do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. O objetivo de pensar sobre estas relações é a identificação dos diálogos que permearam os contatos intersubjetivos em termos da etno-racialidade nesta longa investigação continuada no campo das artes performativas, que cobre uma curva temporal que vai desde o projeto denominado Teatro das Fontes, em 1976, até o encerramento das atividades do Workcenter em 2022. Observamos estas interlocuções a partir do parâmetro das políticas de inimizade, termo concebido por Achille Mbembe, contrastando-as com a prática opositiva de políticas de amizade no ambiente crítico e criticado do grupo de trabalho intercultural e das poéticas transculturais que caracterizaram o projeto grotowskiano. Colocamos em primeiro plano as visões e escutas de colaboradores afrodescendentes e os aspectos epistêmicos africano-diaspóricos (princípios filosóficos, tecnologias performativas, fontes textuais) que ajudaram a fundamentar e consolidar esta obra artístico-investigativa, mas que foram pouco consideradas nos discursos elaborados pelo binômio Grotowski-Workcenter e em pesquisas acadêmicas sobre o mesmo, desde o contato de Grotowski com a cultura do vodou haitiano na década de 1970 até as produções performativas do Workcenter ao longo das primeiras duas décadas do século 21. Buscamos assim, numa longa viagem entre tempos e espaços, destacar a presença, influência, ausência, opacificações e apagamentos de negritudes de artistas, formas e conceitos que constituem também o corpo dessa obra artística. Também buscamos dar contornos através desta obra ao que estamos compreendendo como o princípio de uma poética diaspórica expandida nas artes da cena, ou seja, um processo artístico que a partir da afro-referenciação estabelece o encontro e a relação criativa no contato das diferenças etno-culturais. Como fator integrador das duas instâncias - relações étnico-raciais no projeto intercultural do contínuo Grotowski-Workcenter e manifestações de africanidades e negritudes em sua constituição - realizamos uma autoetnografia sob a forma de uma dramaturgia de experiências pessoais na qual analisamos nosso processo de construção de identidade afrodescendente durante o período de mobilidade internacional como performer no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, em relação às vivências de racismo trazidas pelas estruturas institucionais (consulados, alfândegas, polícias) e que perpassaram o próprio grupo de trabalho.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
In this thesis we address ethnic-racial relations in the context of the research and creation of Jerzy Grotowski's post-theatrical project and its continuation through the proposal of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. The objective of thinking about these relationships is the identification of the dialogues that permeated intersubjective contacts in terms of ethno-raciality in this long continued investigation in the field of performing arts, which covers a time curve that goes from the project called Theatre of the Sources, in 1976, until the closure of Workcenter activities in 2022. We observe these interlocutions from the parameter of enmity policies, a term created by Achille Mbembe, contrasting them with the oppositional practice of friendship policies in the critical and criticized environment of the intercultural working group and the transcultural poetics that characterized the Grotowskian project. We put in the foreground the visions and listening of afro-descendant collaborators and the African-diasporic epistemic aspects (philosophical principles, performative technologies, textual sources) that helped to base and consolidate this artistic-investigative work, but which were little considered in the speeches elaborated by the Grotowski-Workcenter binomial and in academic research on the same, from Grotowski's contact with the Haitian vodou culture in the 1970s to the Workcenter's performative productions throughout the first two decades of the 21st century. We thus seek, in a long journey between times and spaces, to highlight the presence, influence, absence, opacifications and erasures of blackness of artists, forms and concepts that also constitute the body of this artistic work. We also seek to give contours through this work to what we understand as the principle of an expanded diasporic poetics in the performing arts, that is, an artistic process that, based on Afro-referencing, establishes the encounter and creative relationship in the contact of ethno-cultural differences. As an integrating factor of the two instances - ethnic-racial relations in the intercultural project of the Grotowski-Workcenter continuum and manifestations of Africanities and blackness in its constitution - we carried out an autoethnography in the form of a dramaturgy of personal experiences in which we analyzed our process of identity construction of African descent during the period of international mobility as a performer at the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, in relation to experiences of racism brought by institutional structures (consulates, customs, police) and which permeated the work group itself.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.