• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-13052024-133523
Document
Auteur
Nom complet
Giuliana Martins Simões
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Président)
Leyva, Luvel García
Oliveira, Ney Wendell Cunha
Quilici, Cassiano Sydow
Salles, Cecília Almeida
Titre en portugais
Mediação e recepção nas artes da cena: a potência criadora de espectadores diante de proposições artísticas
Mots-clés en portugais
artes da cena
mediação
recepção teatral
teatro brasileiro
Resumé en portugais
O espectador ante uma cena teatral elabora modos de criação semelhantes àqueles produzidos pelos artistas durante o processo de feitura de um espetáculo. Enquanto se relaciona com a poesia cênica apresentada, o espectador atualiza o que vê, se apropria dos elementos de linguagem, inventa possibilidades ficcionais, desfere lances analíticos, passeia entre registros de invenção e de memória, fazendo com que a leitura se efetive como um ato produtivo. Diante de uma cena teatral, assim como durante a leitura de um romance, estamos o tempo inteiro saltando entre aquilo que a obra nos mostra e aquilo que criamos a partir da proposição artística. De modo que a leitura dos diversos signos oferecidos pela cena se dá tanto sobre a cena quanto para além da cena, evidenciando o público como participante efetivo do evento artístico. Com essa tese de doutorado, pretendemos aprofundar a investigação acerca das experiências realizadas pelo Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (iNerTE), abordando as duas linhas de atuação engendradas por esse grupo de pesquisa. A primeira se dá a partir da criação teatral do núcleo intitulada Efeito, um poema cênico, que aborda aspectos da criação poética dos espectadores A segunda sobre os debates performativos, propostos ao público logo após os espetáculos. Temos em vista, com esta pesquisa, ampliar os estudos acerca do ato produtivo do espectador, enfocando, tanto o estudo histórico da recepção para a análise do acontecimento teatral, quanto a investigação de possíveis alterações no modo de atuação do público teatral em face da produção cênica na contemporaneidade.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Brazilian theater
mediation
scenic arts
theatrical reception
Resumé en anglais
The spectator before a theatrical scene engenders modes of creation similar to those produced by artists during the process of making a spectacle. While interacting with the scenic poetry presented, the spectator refreshes what he sees, appropriates the elements of language, invents fictional possibilities, makes analytical moves, wanders between records of invention and memory, making reading effective as a productive act. When faced with a theatrical scene, as well as when reading a novel, we are constantly jumping between what the work shows us and what we create based on the artistic proposition. In such way that the reading of the various signs offered by the scene takes place both on the scene and beyond the scene, highlighting the public as an effective participant in the artistic event. With this doctoral thesis, we intend to deepen the investigation into the experiences carried out by the Unstable Center for Theatrical Reception Studies (iNerTE), approaching the two lines of work developed by this research group. The first one is about the group's theatrical creation, entitled Efeito, um poema cênico (Effect, a scenic poem), which addresses aspects of the poetic creation of the spectators. The second one takes place through performative debates, proposed to the public immediately after the spectacles. Therefore, wiith this research, we aim to expand studies on the productive act of the spectator, focusing on the historical study of reception for the analysis of the theatrical event, in addition to the investigation of possible changes in the way in which the theatrical public acts towards the scenic production in contemporary times.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.