• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Aline Barbosa Petelin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Fujino, Asa (Presidente)
Bortolin, Sueli
Lara, Marilda Lopes Ginez de
Oliveira, Amanda Leal de
Título em português
Ações de mediação de leitura e formação do profissional bibliotecário: estudo nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados e na rede municipal de bibliotecas da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Biblioteca pública
Bibliotecário mediador
Formação profissional
Mediação de leitura
Resumo em português
A pesquisa se insere nas discussões sobre a importância da leitura na formação do cidadão e a atuação do bibliotecário como mediador de leitura. Parte do pressuposto que as atividades de estímulo à leitura nas bibliotecas públicas de São Paulo são equivocadamente entendidas como entretenimento, e de impacto administrativo, ao possibilitar o aumento das estatísticas dos serviços prestados pela biblioteca, e não como atividade de ação cultural, que visa à formação de leitores e à construção do hábito da leitura. Tem como objetivo geral refletir sobre a importância da leitura na formação do cidadão e analisar a atuação do bibliotecário como mediador de leitura e como objetivos específicos mapear e refletir a respeito das práticas de mediação de leitura desenvolvidas nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e na rede municipal de bibliotecas de São Paulo; e verificar a relação entre formação do profissional bibliotecário para a mediação de leitura e as atividades desenvolvidas. Trata-se de estudo exploratório descritivo fundamentado em elaboração de quadro de referencial teórico e estudo de caso. Apresenta como resultado final uma proposta de projeto piloto de formação e aprimoramento de bibliotecários para atuação como mediadores de leitura.
Título em inglês
Mediation actions of reading and training of the library professional: study in the libraries of Centros Educacionais Unificados and the São Paulo's libraries municipal network.
Palavras-chave em inglês
Mediating Librarian
Professional qualification
Public Library
Reading mediation
Resumo em inglês
Research shows discussions about the importance of reading in citizen formation and the librarian's role as a mediator of reading. It assumes that reading stimulation activities in the public libraries of São Paulo are equated as entertainment, and administrative impact, by allowing the increase in the statistics of the services provided by the library and not as the cultural action activity, which aims at reader training and reading habit building. It has a general objective to reflecton the importance of reading in the formation of citizens and to analyze the performance of librarian as a reading mediator and aims to mapping and reflect about of reading mediation practices in the libraries of the Centros Educacionais Unificados (CEUs) and in the municipal library network of São Paulo; and verify the relationship between the professional librarian's training for reading mediation and the activities used. This is a descriptive exploratory study based on the elaboration of the theoretical framework and case study. It presents as a final result a proposal for a pilot project of training and improvement of librarians to act as reading mediators.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-11-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.