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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-115807
Documento
Autor
Nome completo
Rebeca Lilian Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Lima, Vânia Mara Alves (Presidente)
Fujino, Asa
Silva, Andréia Gonçalves
Valls, Valéria Martin
Título em português
Análise da política de formação de acervo e serviços relacionados: estudo de caso da Biblioteca Francisco Montojos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus São Paulo
Palavras-chave em português
Biblioteca dos Institutos Federais de Educação
Bibliotecas dos Institutos Federais
Bibliotecas dos Institutos Federais de São Paulo
Ciência e Tecnologia de São Paulo
Desenvolvimento de coleções
Serviço de referência
Serviço de referência e informação
Resumo em português
A partir da análise da formação e desenvolvimento de coleções e do serviço de referência e informação realizado na Biblioteca Francisco Montojos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, este trabalho busca verificar a relação da Política de Desenvolvimento de Coleções existente, com a missão do IFSP além de identificar a percepção dos usuários sobre os serviços oferecidos pela Biblioteca. Para isso, utiliza os métodos descritivo e exploratório, com a aplicação dos instrumentos de coleta de dados e análise documental e questionário. Realiza a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da Política de Desenvolvimento de Coleções do IFSP, e aplica questionários à comunidade acadêmica do IFSP campus São Paulo. Os resultados revelam que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) reconhece a biblioteca como espaço de apoio ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, e necessidade de alinhamento das ações da biblioteca com as propostas pedagógicas dos cursos oferecidos pela instituição. Da mesma forma a Política de Desenvolvimento de Coleções do IFSP apresenta os objetivos gerais alinhados com o Plano de Desenvolvimento (PDI). Os questionários identificam a percepção da comunidade acadêmica quanto aos pontos fracos do serviço de referência que precisam ser revistos.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Ciência e Tecnologia de São Paulo
Development of Collections
Libraries in the Federal Institutes
Libraries in the Federal Institutes of Sao Paulo
Libraries in the Institutos Federais de Educação
Reference and information service
Reference service
User study
Resumo em inglês
Based on the analysis of the formation and development of collections and the service of reference and information realized in the Francisco Montojos Library of the Institute of Education, Science and Technology of São Paulo - IFSP, this work seeks to verify the relation of the existing Policy of Development of Collections, with the mission of the IFSP as well as identifying users' perceptions about the services offered by the Library. For this, it uses the descriptive and exploratory methods, with the application of the instruments of data collection and documentary analysis and questionnaire. It performs the documentary analysis of the Institutional Development Plan (IDP) and the Collection Development Policy of the IFSP, and applies questionnaires to the academic community of the IFSP campus São Paulo. The results show that the Institutional Development Plan (IDP) recognizes the library as a space to support the development of teaching, research and extension, and the need to align the library's actions with the pedagogical proposals of the courses offered by the institution. Likewise, the IFSP Collection Development Policy outlines the general objectives aligned with the Development Plan (IDP). The questionnaires identify the perception of the academic community as to the weaknesses of the referral service that need to be reviewed.
 
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Data de Publicação
2018-12-26
 
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