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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-02072024-120927
Documento
Autor
Nome completo
Ana Flávia Marques da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Presidente)
Pachi Filho, Fernando Felicio
Antunes, Ricardo Luiz Coltro
Barreto, Helena Martins do Rêgo
Mungioli, Maria Cristina Palma
Título em português
Uma só Globo: o caso da Globoplay na plataformização da empresa brasileira de comunicação.
Palavras-chave em português
empresas de comunicação
Globo
Globoplay
plataforma de streaming
plataformas de comunicação e trabalho
plataformização
Resumo em português
Esta tese estuda o processo de plataformização da maior empresa brasileira de comunicação: a Globo Comunicação e Participações (GCP). Através da metodologia do estudo do caso (Yin, 2019) de sua plataforma de streaming, a Globoplay, da combinação de técnicas e da coleta de informações de diferentes fontes, buscamos descrever os principais aspectos que foram modificados pela lógica da datificação no processo de produção deste tipo de indústria cultural nacional. Com o apoio teórico-metodológico do método materialista dialético, a mobilização de conceitos da sociologia, da geografia, da abordagem da linha da economia política da comunicação, somado à conceitualização do binômio comunicação e trabalho (Figaro, 2008), o percurso da pesquisa foi constituído pelas fases: a) historicização das plataformas para identificação das bases originárias desta infraestrutura, a partir da análise das crises do capital de 1970, 2000 e 2008 e o legado de cada um destes acontecimentos no regime atual das plataformas; b) teorização acerca das plataformas por meio de cotejamento dos conceitos elaborados por diferentes áreas da ciência para reconhecer as categorias reincidentes e a formulação da concepção teórica de plataformas de comunicação e trabalho como forma de operacionalizar o nosso objeto durante a trajetória da pesquisa - a moldura desta etapa é a plataformização de setores dinâmicos do capital; c) a sistematização e a explicitação da reestruturação produtiva da Globo, cuja centralidade assumida é a do modelo de empresa plataforma e do uso dos dados da audiência no processo de planejamento, produção, circulação e divulgação de seus produtos; d) a interpretação e a consolidação dos elementos estruturais que qualificam as mudanças na empresa. Como resultado, demonstrou-se que a comunicação, sobretudo nos momentos de abalo do sistema capitalista, é responsável por inovações na geração de valor ao capital. As plataformas assumem centralidade na nova planta produtiva da Globo e conformam a cadeia de produção de valor que, em nosso tempo, é mais complexa por atuar em rede com sentidos verticais e horizontais. Essa reestruturação se dá em meio ao sistema comandado pelas plataformas estruturais, mas também conta com outras setoriais, cujo objetivo é garantir a função primordial de geração de dados pelos usuários finais. Diante deste cenário, a Globo ampliou a produção de produtos e serviços digitais. Esta transfiguração reflete na criação de novos arranjos espaciais e organizacionais (Santos, 2006), na exigência de novos saberes, conhecimentos e habilidades profissionais e também tensiona as fronteiras entre as empresas globais e nacionais, assim como provoca instabilidades e alterações na divisão sociotécnica do trabalho de nossa época. Evidenciou-se ainda as modificações no uso da infraestrutura para suportar o uso dos dados; as inferências dos dados atuam no fluxo não linear da programação disponível na Globoplay e em cada etapa da produção, especificamente nos produtos audiovisuais das áreas de jornalismo, entretenimento, esportes e no serviço de radiodifusão. Por fim, ao mesmo tempo em que a empresa busca se fortalecer como a principal produtora de conteúdo no país e na América Latina, ela também se posiciona perante o mercado como a detentora dos dados de sua audiência no Brasil.
Título em inglês
Only one Globo: the case of Globoplay in the platformization of the Brazilian communications company
Palavras-chave em inglês
communication and work platforms
communication´s companies
Globo
Globoplay
platformization
streaming platform
Resumo em inglês
This thesis studies the platformization process of the largest Brazilian communications company: Globo Comunicação e Participações (GCP). Through the case study methodology (Yin, 2019) of its streaming platform, Globoplay, the combination of techniques and the collection of information from different sources, we seek to describe the main aspects that were modified by the logic of datafication in the production process. of this type of national cultural industry. With the theoretical-methodological support of the dialectical materialist method, the mobilization of concepts from sociology, geography, the approach of the political economy of communication, added to the conceptualization of the binomial communication and work (Figaro, 2008), the research path was consisting of the phases: a) historicization of the platforms to identify the original bases of this infrastructure, based on the analysis of the capital crises of 1970, 2000 and 2008 and the legacy of each of these events in the current platform regime; b) theorization about platforms through comparison of concepts developed by different areas of science to recognize recurring categories and the formulation of the theoretical conception of communication and work platforms as a way of operationalizing our object during the research trajectory - the frame of this stage is the platformization of dynamic sectors of capital; c) the systematization and explanation of Globo's productive restructuring, whose assumed centrality is the platform company model and the use of audience data in the process of planning, production, circulation and dissemination of its products; d) the interpretation and consolidation of the structural elements that qualify changes in the company. As a result, it was demonstrated that communication, especially in moments of upheaval in the capitalist system, is responsible for innovations in generating value for capital. The platforms assume centrality in Globo's new production plant and shape the value production chain which, in our time, is more complex as it operates in a network with vertical and horizontal directions. This restructuring takes place within the system controlled by structural platforms, but also includes other sectors, whose objective is to guarantee the primary function of data generation by end users. Faced with this scenario, Globo expanded the production of digital products and services. This transfiguration reflects the creation of new spatial and organizational arrangements (Santos, 2006), the demand for new knowledge, knowledge and professional skills and also tensions the boundaries between global and national companies, as well as causing instabilities and changes in the socio-technical division of work of our time. Modifications in the use of infrastructure to support the use of data were also highlighted; data inferences act on the non-linear flow of programming available on Globoplay and at each stage of production, specifically on audiovisual products in the areas of journalism, entertainment, sports and the broadcasting service. Finally, at the same time that the company seeks to strengthen itself as the main content producer in the country and in Latin America, it also positions itself in the market as the holder of its audience data in Brazil.
 
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Data de Publicação
2024-07-02
 
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