• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08032021-231939
Documento
Autor
Nombre completo
Emilio Alves de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Farias, Luiz Alberto Beserra de (Presidente)
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Rocco Junior, Ary Jose
Título en portugués
Comunicação organizacional: narrativas de empresas focadas em carreiras de jovens profissionais
Palabras clave en portugués
Carreiras
Clima organizacional
Comunicação organizacional
Jovens profissionais
Narrativas
Resumen en portugués
As emergentes transformações do século XXI impactam diferentes áreas da sociedade. As relações dinâmicas e voláteis, típicas da contemporaneidade, chegam também ao mundo do trabalho, e fazem com que empresas optem, muitas vezes, por reduzir custos em suas folhas de pagamento, com desafio de otimizar recursos humanos para aumentar a performance. Contratar profissionais experientes com perfil de liderança pode ser uma alternativa ainda mais onerosa, por isso, uma alternativa é atrair jovens profissionais e capacitá-los para ocuparem cargos estratégicos nas organizações. Com a tendência de envelhecimento da população mundial, a mão de obra jovem corre risco de escassez a longo prazo, portanto, ter a imagem de boa empregadora e dispor de um clima organizacional atrativo para o desenvolvimento de carreiras é um diferencial competitivo importante na comunicação organizacional. A construção de narrativas organizacionais que atraem jovens profissionais é o foco de pesquisa desta dissertação, que utiliza a análise de conteúdo das empresas premiadas como melhores para trabalhar e começar a carreira (MEPT e MECC) da revista Você S/A da Editora Abril, para compreender os fatores que têm tido êxito na construção de reputação organizacional.
Título en inglés
Organizational communication: company narratives focused on the careers of young professionals
Palabras clave en inglés
Careers
Narratives
Organizational climate
Organizational communication
Young professionals
Resumen en inglés
Emerging transformations in the 21st century have impacted different areas of society. Dynamic and volatile relationships, typical of contemporary times, also reach the work environment, and make companies choose, often, to reduce costs in their payrolls, with the challenge of optimizing human resources to increase performance. Hiring experienced professionals with a leadership profile can be an even more costly way, so an alternative choice is to attract young professionals and train them to occupy strategic positions in the companies. Trending of an aging world population, the young workforce is at risk of scarcity in the long term, therefore, having the image of a good employer and having an attractive organizational climate for the development of careers is an important differential in organizational communication. The construction of corporate narratives that attract young professionals is the research focus of this dissertation, which uses a content analysis of the companies awarded as best places to work and start careers (MEPT and MECC) from the magazine Você S/A by Editora Abril, for understanding the factors that have been successful in building organizational reputation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.