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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1980.tde-02052024-082553
Documento
Autor
Nombre completo
Reinaldo Miller Martins
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1980
Director
Tribunal
Qualifik, Paul
Uehara, Kokei
Título en portugués
Reservatório hidropneumático em tubulações de recalque.
Palabras clave en portugués
Recalques
Tubulações
Resumen en portugués
A presente dissertação apresenta estudos sobre aplicação de Reservatórios Hidropneumáticos como proteção de instalações de recalque. É desenvolvido inicialmente um modelo matemático representativo do comportamento do Reservatório Hidropneumático, considerando os efeitos dos conjuntos elevatórios e estudada uma instalação. Baseado no modelo desenvolvido, é feita uma análise das transformações do gás no interior do Reservatório Hidropneumático, considerando Processo Politrópico e o Primeiro Princípio da Termodinâmica. É estudada a influência da perda de carga na entrada do Reservatório Hidropneumática com o desenvolvimento de modelo matemático para Orifícios Diferenciais e Câmaras de Vórtice. O modelo matemático é simplificado, desprezando-se os efeitos dos conjuntos elevatórios. É verificado o erro decorrente da simplificação em diferentes instalações. São obtidas curvas adimensionais com a utilização do modelo matemático completo e o simplificado, em função da perda de carga no orifício diferencial, na tubulação principal e de parâmetros representativos do Reservatório Hidropneumático e da tubulação principal.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Pipes
Settlements
Resumen en inglés
This dissertation presents studies on the use of Air Chambers as a protection for the installations of pump discharge lines. At first it is developed a mathematical model representing the Air Chambers behaviour, taking into consideration the effects of the Motor Pumps and after studying a installation. Based on the developed model it is done an analysis of the transformation occurred in the gas inside the Air Chambers, taking into consideration the politropic Process and the First Principle of Thermodynamics. It is studied the influence of the head loss in the entrance of the Air Chambers with the development of the mathematical model for Diferential Orifices and Vortex Chamber. The mathematical model is simplified and the effects of the motor pumps is neglected. The error occurred on the simplification of different installations is checked. Adimensional curves are obtained with the use of the complete mathematic model and the simplified one, as function of the head loss in the differential orifices, in the main pipe and of parameters representative of the Air Chamber and the main pipe.
 
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Fecha de Publicación
2024-05-02
 
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