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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-13122006-154019
Document
Auteur
Nom complet
Adherbal Caminada Netto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Kaminski, Paulo Carlos (Président)
Belhot, Renato Vairo
Iha, Koshum
Silva, Jose Aparecido Da
Souza, Gilberto Francisco Martha de
Titre en portugais
Gestão da qualidade em projeto e desenvolvimento do produto: contribuição para a avaliação da eficácia.
Mots-clés en portugais
Eficácia
Melhoria contínua
Método do incidente crítico
Projeto e desenvolvimento do produto
SERVQUAL.
Resumé en portugais
Este trabalho aborda a avaliação do processo de projeto e desenvolvimento do produto do ponto de vista do projetista de nível superior. Ao fazê-lo, o autor espera estar pavimentando um caminho, que eventualmente, conduza a um método mais amigável de avaliar a qualidade do processo de projeto do produto e que possa vir a ser realmente considerado útil por divisões e/ou organizações de projeto. As razões para a seleção desta abordagem são explicadas. Ressalta-se também, que o trabalho envolve duas fases: a pesquisa preliminar e a pesquisa propriamente dita. Apresenta-se em seguida uma discussão que conduz à seleção de uma metodologia que combina a utilização da abordagem SERVQUAL e do método do incidente crítico (CIT) na primeira fase. Introduz-se o conceito central de fator de eficácia, bem como se estabelece suas relações com os itens de satisfação e as dimensões SERVQUAL. Com base nos resultados da fase preliminar, elabora-se um questionário de pesquisa abrangente, que é submetido a um grupo de projetistas de nível superior do setor automotivo, compreendendo as operações brasileiras de duas grandes montadoras internacionais, de dois fornecedores diretos (Tier 1) das montadoras e de uma grande montadora internacional de caminhões e ônibus. Os dados obtidos através das respostas ao questionário são compilados, apresentados e discutidos dentro de cada ambiente organizacional. Faz-se então uma análise conjunta, a fim de identificar aquelas ações gerenciais consideradas pelo setor automotivo como sendo mais importantes, tanto para garantir, quanto para avaliar a eficácia do processo de projeto e desenvolvimento do produto. Classifica-se essas ações em ações gerenciais de garantia e de avaliação de acordo com critérios fornecidos pelas normas ISO da qualidade. Finalmente, com base nas ações gerenciais de avaliação, define-se indicadores e se propõe um índice de eficácia único e flexível, que pode ser calculado utilizando-se, tanto dados organizacionais, quanto setoriais para fins de avaliação e benchmark.
Titre en anglais
Quality management in product design and development: a contribution to effectiveness evaluation.
Mots-clés en anglais
Continual improvement
Critical incident technique
Effectiveness
Product design and development
SERVQUAL
Resumé en anglais
This work approaches the subject of product design process evaluation from the designer?s point of view. In so doing, the author hopes to be paving the way that may eventually lead to a more ?friendly? method of evaluating the quality of the product design process and which may actually be found useful by design divisions and/or organizations. The reasons for selecting such an approach are explained. It is also pointed out that the work involves two phases: Preliminary research and research proper. Then, a discussion is made leading to the selection of a methodology combining SERVQUAL and the critical incident technique (CIT) for the first phase. The central concept of effectiveness factor is introduced and its relationship with satisfaction items and SERVQUAL dimensions is established. Based on the results of the preliminary phase a comprehensive questionnaire is drawn up, and submitted to a selected group of designers in the automotive industry, comprising Brazilian plants of two major car manufacturers, two tier 1 suppliers and one major truck (lorry) and bus manufacturer. Data provided by the answers to said questionnaire are compiled, presented and discussed within each organizational environment. A joint analysis is then carried out in order to identify those management actions that are considered by the automotive industry as being more important for both assuring and evaluating the effectiveness of the product design and development process. Assurance and evaluation management actions are classified according to criteria supplied by the ISO quality management standards. Finally, based on the evaluation management actions indicators are defined and a single and flexible effectiveness index is proposed, which can be calculated using both company and industry data for evaluation and benchmark purposes.
 
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Date de Publication
2006-12-22
 
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