• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-22052024-152634
Document
Auteur
Nom complet
Nilson Noris Franceschetti
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1998
Directeur
Jury
Simoes, Marcelo Godoy (Président)
Adamowski, Julio Cezar
Bim, Edson
Titre en portugais
Sistema de acionamento e controle para veículo elétrico movido à energia solar.
Mots-clés en portugais
Controle (Teoria de sistemas e controle)
Energia solar
Veículos de competição
Resumé en portugais
Este trabalho descreve um avançado controle de um sistema de acionamento para um veículo movido à energia solar, que participou de uma competição de veículos solares na Austrália. O sistema de controle extrai a máxima potência elétrica de oito painéis solares, que cobrem todas a superfície do veículo, através de controladores baseados em microprocessadores, que buscam continuamente a potência máxima para cada painel solar. O veículo possui três rodas, sendo duas dianteiras direcionáveis e uma traseira que o traciona através de um motor Brushiess cc. O sistema realiza uma sequência de "start-up" e "shutdown", possibilita o controle de torque ou de velocidade; possui um computador de bordo para monitoração do sistema e comunicação; possibilita uma estratégia de corrida, de forma a otimizar a energia gerada e consumida. Os sistemas de conversão fotovoltaica, elevador de tensão, e acionamento são modelados, simulados e implementados. Os resultados são apresentados e discutidos.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Competition vehicles
Control (Systems and control theory)
Solar energy
Resumé en anglais
This work describe an advanced drive system control for a solar powered vehicle. The drive system control extracts the maximum electrical power from a distributed solar array that covers the surfasse of the vehicle, with distributed based peak power tracker controllers for each individual solar panel. The vehicle propulsion has two steering wheels ando ne propulsion wheel based on a brushless dc machine drive control. The system is capable to sequence from start-up to shutdown, is torque or speed controlled, has a on-broad computer for system monitoring and communication for energy management in the race strategy which optimizes the energy management. The photovoltaic conversion, step-up voltage, and driver systems are modeled, simulated and implemented including discussions and analysis of the results.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.