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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-25042024-152423
Documento
Autor
Nombre completo
Mario Batista da Ana
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1998
Director
Tribunal
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Presidente)
Coelho, Tarcisio Antonio Hess
Petreche, Joao Roberto Diego
Título en portugués
Análise do colapso por fadiga do eixo veicular auxiliar de caminhões.
Palabras clave en portugués
Caminhões
Transporte de carga
Resumen en portugués
No Brasil, muitos caminhões empregados no transporte de carga a granel ou líquida utilizam um eixo auxiliar, que aumenta a capacidade de carga do veículo. Apesar das vantagens associadas ao emprego deste eixo auxiliar, este componente tem apresentado um colapso por fadiga, caracterizado pela ocorrência de fratura na região do cordão de solda de ligação entre a ponteira e a viga tubular, causando a perda das rodas. Neste trabalho é apresentada a análise do fenômeno de fadiga deste eixo veicular auxiliar, tendo em vista o complexo carregamento dinâmico atuante sobre este componente, devido ao contato pneu/via trafegável. Foi desenvolvido uma metodologia de análise baseada na aplicação da Curva SN em conjunto com a regra de Palmgren-Miner, de forma a definir o dano acumulado associado a cada solicitação dinâmica, permitindo a definição da vida operacional do eixo. As tensões dinâmicas atuantes sobre este eixo foram obtidas experimentalmente, com a instrumentação de um eixo instalado em um caminhão tanque, sendo estas registradas quando o caminhão percorria uma rota específica. Com auxílio da utilização do Métodos dos Elementos Finitos, para definição das tensões estáticas atuantes no eixo veicular auxiliar, avaliou-se uma possível proposta de alteração da geometria deste componente, visando a redução das tensões atuantes na região da solda de fixação da ponteira, bem como procurou-se sugerir alterações no processo de fabricação do eixo veicularauxiliar, visando a redução dos defeitos introduzidos pelo emprego da soldagem para união dos elementos que compõem este eixo, sempre buscando uma melhora do desempenho do eixo, com relação à ocorrência de colapso por fadiga.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Cargo transport
Trucks
Resumen en inglés
In Brazil, many trucks for solid and liquid cargo transportation have an auxiliary axle that improves the truck transportation capacity. Despite the advantages associated with the empolyment of these axles, many of them are presenting a premature fatigue, failure characterized by a fatigue fracture near the weld that links the axle edge to the axle main body, causing the tires loose and reducing the truck safety. This dissertation presents the axle fatigue analysis, taking in view the complex loading acting on this part due to the road irregularities. Applying the Palmgren-Miner rule associated to the fatigue SN curve model, the axle fatigue cumulative damage was definided for each road condition, in order to define the axle operational life. An auxiliary axle assembled in a tank cargo truck was instrumented with electric strain gauges, in order to define the stresses acting over it when the truck was running in different roads. Applying the Finite Element Method for stresses analysis, it was studied a possible proposal for axle geometry modification, in order to reduce the stresses acting on the edge weld; and it was also suggested an alternative welding process for axle parts joining, aiming the minimization of the weld defects dimensions, order to minimize the fatigue damage related to the loads experimentally evaluated, improving the axle operational life.
 
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Fecha de Publicación
2024-04-29
 
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