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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1992.tde-25062024-105640
Documento
Autor
Nome completo
Jose Manoel Martins Leites
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Pimenta, Marcos de Mattos (Presidente)
Lorente, Gustau Ferran
Silvares, Otavio de Mattos
Título em português
Transferência de calor por condução em meio quasi-isotrópico heterogêneo: determinação da condutividade térmica efetiva
Palavras-chave em português
Engenharia mecânica
Motores diesel
Resumo em português
A tendência de desenvolvimento de motores diesel com reduzido consumo de combustível reforça a utilização de materiais compostos (CERMET) para a produção de componentes para motores com perdas térmicas reduzidas para o ambiente. Este trabalho propõe dois modelos para a determinação da condutividade térmica efetiva, baseado na representação das características macroscópicas de estrutura quase-isotrópica a partir da análise de uma célula elementar. Esta é definida com informações da curva de distribuição da dimensão das partículas do material disperso, curva de distribuição da dimensão dos vazios e da verificação de amostras ao microscópio eletrônico para observação da morfologia da estrutura. Os modelos propostos são de duas formas: - modelo determinístico: baseado na igual probabilidade de condução de calor em qualquer direção. Adequado para materiais com pequena diferença entre condutividade térmica do material da matriz e do material disperso (<10 vezes); - modelo probabilístico: baseado em uma distribuição de probabilidade para condução de calor em uma dada direção. Adequado para materiais com elevada diferença entre a condutividade térmica do material da matriz e do material disperso (>10 vezes), onde possa haver a ocorrência de caminhos preferenciais. É adequado também para análise de materiais compostos com constituintes anisotrópicos. Os resultados obtidos com os modelos propostos são comparados a modelos clássicos de literatura dentro da faixa de validade destes com bons resultados. Os modelos propostos são utilizados para prever a condutividade térmica de um CERMET/AL, sendo os resultados comparados a medição experimental.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Diesel engines
Mechanical engineering
Resumo em inglês
The tendency towards the development of diesel engines with low break specific fuel consumption stresses the use of ceramic materials composed with metal alloys (CERMET). These new materials are being developed for the production of internal combustion engine componentes, aiming to decrease the heat losses and therefore increase the termal efficiency. This work presents two theoretical-empirical models to determine the effective termal conductivity of this class of materials. These models are based on the possibility of representing the macroscopic characteristics of a quasi-isotropic structure from the analysis of an elementar cell. This elementary cell is defined with information from: - disperse material size distribution; - void size distribution; - material morphology analysis. The models are of two forms: - DETERMINISTIC MODEL: based on equal conduction heat transfer probability in any direction. It is adequated for composite materials with small diference between the termal conductivity of the matrix and the disperse material (<10 times), or vice-versa PROBABILISTIC MODEL; based on a conduction heat transfer probability distribution for a given direction. This model also comprises the materials with high difference between the termal conductivity of the matrix and the disperse material (> 10 times), or vice-versa. It i salso adequated for the analysis of composite materials, whose componentes are anisotropic. The results obtained with the proposed models are compared to classical models of the literature, within their limits of validity. The comparison shows very good correlation. The proposed models are also used to predict the termal conductivity of a CERMET/AL, typical of the automotive industry, with very good correlation. The results are compared to experimental measurement.
 
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Data de Publicação
2024-06-26
 
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