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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1997.tde-25072024-113755
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Tadeu Pereira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Pimenta, Marcos de Mattos (Presidente)
Jabardo, Jose Maria Saiz
Oliveira Junior, Silvio de
Roma, Woodrow Nelson Lopes
Souza, Podalyro Amaral de
Título em português
Investigação experimental sobre escoamentos transicionais.
Palavras-chave em português
Dutos
Engenharia mecânica
Escoamento
Túneis de vento
Resumo em português
Os objetivos deste trabalho foram o estudo da transição do escoamento laminar para o turbulento no interior de dutos e o desenvolvimento das condições de calibração de anemômetros em baixas velocidades de ar. Para estes estudos, foi projetado e construído um túnel de vento com 50 mm de diâmetro, com vazão medida e controlada por bocais sônicos. Foram realizadas extensas medições de perfis de velocidade, sendo discutidos os efeitos do tipo de entrada, do comprimento de entrada e de gradientes térmicos na qualidade do perfil. Para estes dados foi realizada uma análise das incertezas, com uma abordagem desenvolvida especialmente para este caso, chegando-se à conclusão de que o túnel pode ser utilizado como um padrão de velocidades na faixa de 0,05 a 2 m/s, com uma incerteza global de 1,2%, com um nível de confiança de 95%, para cada campanha de calibração de um anemômetro. Foi estudada a transição com a descrição do surgimento de bolsões turbulentos (puffs) emmeio ao escoamento laminar na faixa de números de Reynolds entre 1970 e 2800. Foi pesquisada a influência do tipo de entrada, a caracterização dos bolsões ao longo do diâmetro do duto e a influência da temperatura na transição. Foram analisadas diversas características dos bolsões, incluindo uma proposta de equação que relaciona o comprimento de entrada, o número de Reynolds e o final da transição. Foram mostradas figuras em número suficiente para caracterizareste trabalho como um atlas da evolução dos valores das velocidades nos bolsões turbulentos na transição.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Drainage
Ducts
Mechanical engineering
Wind tunnels
Resumo em inglês
This thesis concerns an experimental study of the transition from laminar to turbulent flow inside pipes, and the development of a calibration set up for the calibration of anemometers at low air velocities. For these studies a wind tunnel with 50 mm diameter was designed and built, with the flow-rate measured and controlled by sonic nozzles. Several velocity profiles were measured for air and the effects of the inlet type, the inlet length and effects of thermal gradients in the profile quality were discussed. These data were analysed with a special approach in the uncertainly analysis and the results indicate that the wind tunnel can be used as a velocity standard from 0,05 to 2 m/s, with a global uncertainty of 1,2% with a confidence level of 95% in an anemometer calibration campaign. The transition was studied with the description of puffs generation inside the laminar flow, with Reynolds number between 1970 and 2800. Studies on the influence of the inlet type, puffs behavior across the tunnel diameter and the influence of temperature on the transition were also conducted. Several characteristics of the puffs were analysed, culminating with the proposal of an equation that relates inlet length, Reynolds number and the transition end. Figures are shown in sufficient number to characterize this thesis as an atlas of the evolution of the velocities in the puffs during the transition process.
 
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Data de Publicação
2024-07-25
 
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