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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1998.tde-30072024-075210
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Fernandes Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Tu, Carlos Chien Ching (Presidente)
Goes, Luiz Carlos Sandoval
Manzanares Filho, Nelson
Stavropoulos, Konstantinos Dimitriou
Yanagihara, Jurandir Itizo
 
Título em português
Motor viscoso de fluxo laminar com fendas circunferenciais.
Palavras-chave em português
Motores hidráulicos
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo teórico para o projeto otimizado e análise do comportamento operacional de um motor hidráulico não convencional, denominado motor viscoso de fluxo laminar. A princípio este motor será aplicado no acionamento do eixo de uma máquina-ferramenta de ultra precisão, a qual deve trabalhar a peça com um alto grau de repetibilidade proporcionando assim, uma acuracidade dimensional e superficial nanométrica. Os motores elétricos e hidráulicos convencionais apresentam problemas de vibrações e instabilidade térmica, as quais são prejudiciais a repetibilidade da máquina-ferramenta. Portanto, um motor capaz de minimizar estas fontes de erros é de fundamental importância ao aprimoramento dos processos de usinagem de ultra precisão. Inicialmente foram feitas simulações do motor viscoso de fluxo laminar operando com um fluido Newtoniano, o qual já vem sendo objeto de estudo de outros pesquisadores. Posteriormente foram feitas simulações do motor viscoso de fluxo laminar operando com um fluido magnetoreológico. O fluidomagnetoreológico na presença de um campo magnético desenvolve uma resistência ao cisalhamento e apresenta um comportamento similar ao plástico ideal de Bingham, enquanto que, na ausência do campo magnético comporta-se como um fluido Newtoniano. O princípio básico de funcionamento do motor viscoso de fluxo laminar está relacionado com a utilização das forças viscosas e da resistência ao cisalhamento desenvolvidas no fluido pela aplicação de um campo magnético. O dimensionamento do motor viscoso de fluxo laminar é feito utilizando-se da ferramenta SOLVER, pertencente ao software Microsoft Excel 7, o qual possibilita a otimização de problemas de engenharia. Os resultados destas simulações teóricas para diferentes dimensões das fendas internas ao rotor do motor, estão colocados em tabelas, possibilitando assim uma análise do grau de dependência das variáveis envolvidas no problema.
 
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Hydraulic motors
Resumo em inglês
The objetive of this work is the development of a theoretical model for the optimized design and the analysis of the working behaviour of a non conventional hydraulic motor, named viscous motor of laminar flow. Initially this motor Will be applied for powering the spindle of an ultra precison machine tool, which must manufacture parts with a high degree of repeatability in such a way to give nanometrical levels of dimensional and superficial accuracy. Electric and hydraulic conventional Motors present vibration problems and thermal instability, which affect the machine tool repeatability. Thus, a type of motor capable of minimizing such error sources is of great importance to the improvement of the ultra precision machining process. Initially the viscous motor is simulated in apperation with a Newtonian fluid, which hás already been object of study by other researches. Further, simulations are made by using a magneto-theological fluid. In a magnetic field, the magneto-rheological fluid developes a yield stress and shows an behaviour similar to that of an ideal Bingham plastic model. However, the magneto-rheological fluid behave like a Newtonian fluid in the absense of a magnetic field. The basic working principle of the viscous motor of laminar flow is related to the utilization of the viscous forces and the yield stress developed in the magneto-rheological fluid by the application of a magnetic field. The laminar flow viscous motor design is made by applying the SOLVER tool of the Microsoft Excel 7 software used for the optimization of engineering problems. The resulting data from these theoretycal simulations for different internal gap dimensions of the rotor, are shows in tables, allowing the analysis of the dependence degree of the variables involved in the problem.
 
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Data de Publicação
2024-07-30
 
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