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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.3.2012.tde-08032013-115751
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Potenza da Cunha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Schön, Cláudio Geraldo (Président)
Iombriller, Silvia Faria
Plaut, Ronald Lesley
Titre en portugais
Caracterização mecânica e metalográfica de uma liga de alumínio empregada para cabeçote de motor flex.
Mots-clés en portugais
Alumínio
Cobre
Ligas leves
Magnésio
Silício
Resumé en portugais
Hoje em dia na indústria automobilística há uma grande necessidade em diminuição de custos e de peso no carro e isso pode ser o diferencial na concorrência da indústria automobilística. A substituição de materiais pesados por materiais mais leves é uma tendência mundial na indústria automobilística, além disso, existe também a necessidade de diminuir as etapas de processo. O tratamento térmico é uma etapa que tem um gasto muito grande de energia consequentemente é uma etapa muito cara do processo e ligas não tratáveis termicamente pode acarretar em economia de processo. O cabeçote de motor é uma parte importante do carro e o uso é em altas temperaturas em tempos elevados, esta peça é uma peça fundida sobre pressão para motores movido a álcool ou/e gasolina e geralmente feita de liga de alumínio com tratamento térmico, este trabalho estudou uma liga de alumínio com alto teor de cobre, para isso foi necessário a caracterização da liga com envelhecimento a temperaturas de trabalho do motor e verificou-se o que acontece com as propriedades mecânicas da peça.
Titre en anglais
Metallographic and mechanical characterization of aluminium alloy used for flex engine head.
Mots-clés en anglais
Aluminium
Copper
Light alloys
Magnesium
Silicon
Resumé en anglais
Nowadays, there is a huge need in reduce the costs and the weight of cars, which could be a differential in the competition of the automotive industry. The substitution of heavy materials for lighter materials is a world tendency in the automotive industry, besides that, there is a need in reduce the stages of the process. The thermal treatment is a stage that has a high cost of energy, consequently, it is the more expensive stage of the process and alloys, that cannot be treated thermally, can result in economy of process. The cylinder head is an important part of the car and it is used in high temperatures for a long period. This piece is fused on pressure for engines that use ethanol or/and gasoline, generally, it is made by aluminum alloys with thermal treatment, this project was made by the study of an aluminum alloy with high content of copper, to make it happen, was necessary the characterization of the alloy with aging to temperatures of engine's work, it was found what happens to the mechanics properties of the piece.
 
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Date de Publication
2013-03-08
 
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