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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.3.2013.tde-09022015-163026
Document
Auteur
Nom complet
Dinecio dos Santos Filho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Goldenstein, Helio (Président)
Sinatora, Amilton
Vatavuk, Jan
Titre en portugais
Alterações metalúrgicas e topográficas do cilindro de bloco de motor de combustão interna flex-fuel.
Mots-clés en portugais
Anéis de pistão
Bloco de motor
Cilindro
Desgaste
Ferro fundido
Flex-Fuel
Motor de combustão interna
Tribologia
Resumé en portugais
O presente estudo descreve as alterações metalúrgicas e topográficas do cilindro de blocos de motor de combustão interna fabricados em ferro fundido cinzento, após a realização de testes de durabilidade em dinamômetro. O motor testado tem tecnologia Flex-Fuel, e pode ser operado com qualquer proporção de mistura gasolina comum/etanol. Um motor foi testado com combustível etanol e o outro com gasolina comum, buscando-se assim representar duas condições extremas de trabalho em termos de combustível. A pesquisa constituiu-se da revisão bibliográfica e da parte prática que envolveu: a realização de testes de durabilidade de motor em dinamômetro; a caracterização metalúrgica e topográfica do cilindro após teste com ambos os combustíveis, utilizando técnicas de microscopia eletrônica de varredura, metalografia por microscopia óptica, perfilometria e quantificação de parâmetros de rugosidade, entre outros; a análise crítica, discussão dos resultados e apresentação da conclusão.
Titre en anglais
Metallurgical and topographical alterations of the engine block cylinder of a flexible-fuel internal combustion engine.
Mots-clés en anglais
Cast iron
Cylinder
Engine cylinder block
Flexible-Fuel
Internal combustion engine
Piston rings
Tribology
Wear
Resumé en anglais
The present study approaches the metallurgical and topographical alterations on the cylinder of an internal combustion engine block made of gray cast iron, after durability dynamometer tests. The tested engine has flexible fuel technology (Flex-Fuel), and is capable to work with both gasoline/ethanol fuels, in any mixture proportion. One engine has been tested with ethanol and another one tested with gasoline, and so representing two extreme conditions on which the engine may work in terms of fuel. The research has been developed basically through the conceptual approach by the bibliographic review and the experimental steps that involved: general engine durability test at dynamometer bench; metallurgical and topographic characterization analysis at laboratory, after the test with both fuels, applying Scanning Electronic Microscopy SEM, optical microscopy metallography, profilometer and roughness parameters quantification, and so forth; critical analysis on the results, discussion and final conclusion.
 
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Date de Publication
2015-03-24
 
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