• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2008.tde-26102008-212048
Document
Auteur
Nom complet
Alberto de Barros Aguirre
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Hennies, Wildor Theodoro (Président)
Chieregati, Ana Carolina
Galhano, Francisco de Assis Prado
Lauand, Carlos Tadeu
Soares, Lindolfo
Titre en portugais
Alternativas para o transporte da areia e brita.
Mots-clés en portugais
Areia (materiais de construção)
Brita
Congestionamentos (reparação)
Poluição atmosférica (redução)
Transporte urbano (otimização)
Resumé en portugais
O presente trabalho versa sobre a possibilidade de redução de custos com a utilização de modais de transportes alternativos ao rodoviário, como o ferroviário e o hidroviário, para a obtenção de areia e brita, agregados para a construção civil de baixo preço, que têm volume de consumo bastante elevado, para sua disponibilização na cidade de São Paulo. As atividades de mineração assim como as demais atividades econômicas na era da globalização têm suas operações bastante semelhantes a níveis de custo, com pouca ou nenhuma possibilidade de redução, sem afetar diretamente a qualidade. O que se busca é identificar alternativas de ganho na competitividade por meio da redução de custos logísticos, única opção para atingir um melhor preço de venda. Para tanto, valeu-se de estudo das características e aplicabilidade das várias formas de transporte, como fator estratégico para a composição de custos adequados à competitividade desejada pelas empresas envolvidas na sua comercialização. Ao mesmo tempo, no emprego dessas alternativas de transporte, encontra-se a possibilidade de redução do congestionamento do tráfego e de melhoria na condição ambiental pela utilização de modais mais limpos. Trata-se de estudo de caso de natureza descritivo-exploratória do tipo quali-quantitativo com coleta de dados por meio de entrevista aberta, de pesquisa documental e bibliográfica. A discussão dos dados, oriundos das fontes primárias e da simulação permitiu chegar ao resultado que viabiliza a utilização do modal ferroviário a curto prazo e a utilização do hidroviário mais a longo prazo pela inexistência de infra-estrutura. O seu emprego resulta, além da redução de custos com frete, na melhoria do tráfego de veículos e na qualidade ambiental.
Titre en anglais
Alternatives for sand and crushed stone transportation.
Mots-clés en anglais
Crushed stone
Environment friendly
Sand
Traffic congestions
Urban transport
Resumé en anglais
This work aims at focusing the possibility of cost reduction by the utilization of alternative means of transportation in relation to highways, railways and waterways in order to obtain sand and gravel, which are highly consumed, for civil construction at low added value to be available in São Paulo city. The mining activities as well as the other economic activities in the globalization era have very similar operations at cost level, having little or no possibility of reduction without directly affecting quality. What is searched is the identification of gain alternatives in competitiveness by reducing costs in logistics, it being the only option to reach a better sale price, by means of studying characteristics and applicability of various ways of transportation, as a strategic factor to compose adequate costs in relation to the competitiveness desired by the companies involved in their commerce. Likewise in the application of such alternatives of transportation there is a possibility of reducing traffic jams and improving the environmental condition by using cleaner means. It is a case study of descriptive-exploratory nature of the qualitative-quantitative type with collection of data in open interviews, documental and bibliographical research. The discussion of data coming from primary sources and from simulation made possible the result that makes viable the utilization of railway means in the short run and the utilization of waterway in the long run due to lack of infrastructure. Besides cost reduction in freight, its application brings improvement to traffic of vehicles and environmental quality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-10-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.