• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1997.tde-01072024-134259
Documento
Autor
Nombre completo
Patrice London Guedes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1997
Director
Tribunal
Conti, Mardel Bongiovanni de (Presidente)
Mariotto, Mario
Sotelo Junior, José
Título en portugués
Metodologia para projeto de veleiros.
Palabras clave en portugués
Embarcações a vela
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo fundamental estabelecer uma Metodologia para o projeto básico de um veleiro de cruzeiro. Inicia-se pela análise da literatura sobre a mecânica do Veleiro. Prossegue-se com a apresentação da metodologia. Evidenciam-se as diferenças de Veleiros de Cruzeiro com relação a embarcações convencionais. Nos Veleiros de Cruzeiro, não somente o desempenho é importante, mas também conforto e confiabilidade. Quanto ao desempenho, o Veleiro possui características próprias, cujo procedimento interativo de projeto o difere de uma embarcação convencional. A principal alteração está no cálculo de resistência, propulsão e estabilidade, que não podem ser analisadas de forma independente, pois há uma relação direta entre velocidade aparente do vento, a velocidade da embarcação e o curso da mesma. A velocidade aparente do vento determina a força propulsiva, bem como a inclinação (banda) da embarcação, enquanto que a velocidade do veleiroé uma das variáveis para o cálculo da resistência. Para o desenvolvimento dos cálculos foram utilizados resultados de ensaios experimentais pela maior precisão que estes oferecem. Desta forma, foram utilizadas séries sistemáticas para o cálculo da resistência hidrodinâmica do casco, bem como para o cálculo dos coeficientes aerodinâmicos da vela.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Sailing vessels
Resumen en inglés
The main goal of this work is to develop a methodology for the basic design of a Cruiser Sailling Yacht. At first, review about sailing mechanics is presented, then the proposed methodology. The diferences between Sailing Yachts and regular boats are popinted. Not only the Sailing Yachts performance is importante, but also its well-being and liability. As for the Sailing Yacht performance, it presents specific characteristics, being itas design process iterative differing from that for regular boats. The main diferences is the procedures for resistance, propulsion and stability estimation, which can not be held independently, sice there is a straight relation among wind apparent velocity. Boat velocity and course. The propulsive force depends on the apparent Wind velocity, as well on the boat hell, while the resistance depends on the boat velocity. Experimental data have been used in the calculations for their better accuracy. Thus systematic series have been applied to the hidrodynamic and to the sailsaerodynamic coeficientes estimation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.