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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1997.tde-01072024-134259
Document
Auteur
Nom complet
Patrice London Guedes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1997
Directeur
Jury
Conti, Mardel Bongiovanni de (Président)
Mariotto, Mario
Sotelo Junior, José
Titre en portugais
Metodologia para projeto de veleiros.
Mots-clés en portugais
Embarcações a vela
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo fundamental estabelecer uma Metodologia para o projeto básico de um veleiro de cruzeiro. Inicia-se pela análise da literatura sobre a mecânica do Veleiro. Prossegue-se com a apresentação da metodologia. Evidenciam-se as diferenças de Veleiros de Cruzeiro com relação a embarcações convencionais. Nos Veleiros de Cruzeiro, não somente o desempenho é importante, mas também conforto e confiabilidade. Quanto ao desempenho, o Veleiro possui características próprias, cujo procedimento interativo de projeto o difere de uma embarcação convencional. A principal alteração está no cálculo de resistência, propulsão e estabilidade, que não podem ser analisadas de forma independente, pois há uma relação direta entre velocidade aparente do vento, a velocidade da embarcação e o curso da mesma. A velocidade aparente do vento determina a força propulsiva, bem como a inclinação (banda) da embarcação, enquanto que a velocidade do veleiroé uma das variáveis para o cálculo da resistência. Para o desenvolvimento dos cálculos foram utilizados resultados de ensaios experimentais pela maior precisão que estes oferecem. Desta forma, foram utilizadas séries sistemáticas para o cálculo da resistência hidrodinâmica do casco, bem como para o cálculo dos coeficientes aerodinâmicos da vela.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Sailing vessels
Resumé en anglais
The main goal of this work is to develop a methodology for the basic design of a Cruiser Sailling Yacht. At first, review about sailing mechanics is presented, then the proposed methodology. The diferences between Sailing Yachts and regular boats are popinted. Not only the Sailing Yachts performance is importante, but also its well-being and liability. As for the Sailing Yacht performance, it presents specific characteristics, being itas design process iterative differing from that for regular boats. The main diferences is the procedures for resistance, propulsion and stability estimation, which can not be held independently, sice there is a straight relation among wind apparent velocity. Boat velocity and course. The propulsive force depends on the apparent Wind velocity, as well on the boat hell, while the resistance depends on the boat velocity. Experimental data have been used in the calculations for their better accuracy. Thus systematic series have been applied to the hidrodynamic and to the sailsaerodynamic coeficientes estimation.
 
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Date de Publication
2024-07-02
 
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