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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1984.tde-02052024-140210
Document
Auteur
Nom complet
Kazuo Hirata
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1984
Directeur
Jury
Qualifik, Paul
Salvagni, Ronaldo de Breyne
Veiga, Jorge Pinheiro da Costa
Titre en portugais
Uma metodologia de análise de vibração em propulsores devido a esteira não uniforme.
Mots-clés en portugais
Propulsão
Vibrações
Resumé en portugais
Este trabalho desenvolve um método para o cômputo de esforços alternados induzidos em hélices, originados pelo campo irregular de esteira no qual aqueles operam. A técnica adotada consiste no uso de uma formulação matemática bidimensional, linear, para fólios imersos em escoamento perturbado por um escoamento secundário de velocidade senoidais perpendiculares e paralelas ao fólio, efetua-se nesta formulação uma correção experimental. O programa de computador elaborado a partir desta formulação permite efetuar o cômputo das 6 componentes, 3 forças e 3 momentos, atuantes globalmente no propulsor e as forças e momentos isolados em cada pá. Também é possível efetuar a análise de alterações geométricas no propulsor como a introdução de torção, que é utilizada para a minimização de níveis de vibração.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Propulsion
Vibrations
Resumé en anglais
This work develops a method to compute alternate forces induced on propellers, due to non uniform wake distribution, Where the propellers operate. A two-dimensional , linear, mathematical model for foil imersed in a main flow, perturbed by a perpendicular and parallel secondary flow, is adopted. The model is corrected by experimental results. The computer program developed from the above approach, calculates the 6 components, 3 forces and 3 moments, acting on the propeller as a whole and the forces and moments on each blade. The influence of some parameters like skew, which is particularly usefull in vibrations load minimization, can also be computed.
 
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KazuoHirata.pdf (10.39 Mbytes)
Date de Publication
2024-05-02
 
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