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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-04012024-145412
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Sbragio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Jose Augusto Penteado (Presidente)
Conti, Mardel Bongiovanni de
Leone, Paulo Cesar
Título em português
Projeto racional de propulsores de alto skew.
Palavras-chave em português
Embarcações
Propulsão
Submarinos
Resumo em português
Descreve a metodologia de projeto de propulsores e apresenta alguns critérios utilizados para o projeto de propulsores de alto skew. São estudados fatos de interesse específicos de propulsores de embarcações militares, em particular de submarinos. Tal é o caso do estudo da cavitação devido a emissão de vórtices de ponta, cavitação esta que não apresenta problemas mais sérios a lâmina, mas que e de importância fundamental as embarcações que necessitem ter características de emissão de ruído extremamente baixas, como é o caso do submarino. A metodologia de projeto de propulsores segue a espiral de projeto, da mesma forma que o projeto de embarcações. Nos primeiros ciclos, são usadas teorias simples como as teorias da linha de sustentação para o projeto hidrodinâmico e a teoria de vigas para o projeto estrutural. Em ciclos posteriores, em que a geometria da lâmina já está bem definida, são empregadas teorias mais sofisticadas para a análise do propulsor projetado, como a teoria da superfície de sustentação e o método dos elementos finitos. Além da metodologia de projeto pelas teorias de linha e de superficie de sustentação, são analisados critérios de cavitação, critérios para a definição do número de lâminas e do ângulo de skew através de esforços vibratórios, critérios de projeto estrutural da lâmina e um modelo de cálculo para a determinação do diâmetro ótimo do propulsor.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Propulsion
Submarines
Vessels
Resumo em inglês
This thesis attempts to describe the propeller project method and to present some criteria used in the project of highly skewed propellers. Despite the fact that this work tries to be general, allowing the theories presented herein to be used in any kind of propellers, it also describes some particular cases related to military ships like the submarine propeller. So is the case of the tip vortex cavitation. This kind of cavitation does not damage the blade but it has a great importance to the ships that needs to have low noise emission characteristics, like the submarine. The propeller project method follows the project spiral like in a ship project. In the first cicles, simple theories are used like the Lifting Line Theory for the hydrodynamics project and the beam theory for the structural project. In later cicles, more elaborated theories are used for the propeller analysis, like the Lifting Surface Theory and the Finite Element Method. Besides the Lifting Line and Surface Methods, this thesis also analyses a criteria for cavitation, a criteria for the definition of the number of blades and the skew angle based on the vibratory forces (these forces are calculated using the Sears functions), a criteria for the structural project and a criteria for determining the optimum diameter. Finally, some characteristics of the balde sections and the materials used in propeller construction are analysed.
 
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RicardoSbragioV1.pdf (26.18 Mbytes)
RicardoSbragioV2.pdf (28.83 Mbytes)
Data de Publicação
2024-01-04
 
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