• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-04012024-145412
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Sbragio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1995
Director
Tribunal
Aranha, Jose Augusto Penteado (Presidente)
Conti, Mardel Bongiovanni de
Leone, Paulo Cesar
Título en portugués
Projeto racional de propulsores de alto skew.
Palabras clave en portugués
Embarcações
Propulsão
Submarinos
Resumen en portugués
Descreve a metodologia de projeto de propulsores e apresenta alguns critérios utilizados para o projeto de propulsores de alto skew. São estudados fatos de interesse específicos de propulsores de embarcações militares, em particular de submarinos. Tal é o caso do estudo da cavitação devido a emissão de vórtices de ponta, cavitação esta que não apresenta problemas mais sérios a lâmina, mas que e de importância fundamental as embarcações que necessitem ter características de emissão de ruído extremamente baixas, como é o caso do submarino. A metodologia de projeto de propulsores segue a espiral de projeto, da mesma forma que o projeto de embarcações. Nos primeiros ciclos, são usadas teorias simples como as teorias da linha de sustentação para o projeto hidrodinâmico e a teoria de vigas para o projeto estrutural. Em ciclos posteriores, em que a geometria da lâmina já está bem definida, são empregadas teorias mais sofisticadas para a análise do propulsor projetado, como a teoria da superfície de sustentação e o método dos elementos finitos. Além da metodologia de projeto pelas teorias de linha e de superficie de sustentação, são analisados critérios de cavitação, critérios para a definição do número de lâminas e do ângulo de skew através de esforços vibratórios, critérios de projeto estrutural da lâmina e um modelo de cálculo para a determinação do diâmetro ótimo do propulsor.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Propulsion
Submarines
Vessels
Resumen en inglés
This thesis attempts to describe the propeller project method and to present some criteria used in the project of highly skewed propellers. Despite the fact that this work tries to be general, allowing the theories presented herein to be used in any kind of propellers, it also describes some particular cases related to military ships like the submarine propeller. So is the case of the tip vortex cavitation. This kind of cavitation does not damage the blade but it has a great importance to the ships that needs to have low noise emission characteristics, like the submarine. The propeller project method follows the project spiral like in a ship project. In the first cicles, simple theories are used like the Lifting Line Theory for the hydrodynamics project and the beam theory for the structural project. In later cicles, more elaborated theories are used for the propeller analysis, like the Lifting Surface Theory and the Finite Element Method. Besides the Lifting Line and Surface Methods, this thesis also analyses a criteria for cavitation, a criteria for the definition of the number of blades and the skew angle based on the vibratory forces (these forces are calculated using the Sears functions), a criteria for the structural project and a criteria for determining the optimum diameter. Finally, some characteristics of the balde sections and the materials used in propeller construction are analysed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RicardoSbragioV1.pdf (26.18 Mbytes)
RicardoSbragioV2.pdf (28.83 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-01-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.