• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2011.tde-13072011-144139
Documento
Autor
Nome completo
Fabiano Sales Dias Fortes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Martins, Marcelo Ramos (Presidente)
Rabechini Junior, Roque
Toledo, Nilton Nunes
Título em português
Influência do gerenciamento de riscos no processo decisório: análise de casos.
Palavras-chave em português
Gerenciamento de projetos
Gerenciamento de riscos
Processos decisórios
Resumo em português
A busca por um diferencial competitivo tem-se tornado cada vez maior nas organizações. Dentre as alternativas buscadas pelas empresas, a prática de gerenciamento de projetos tem-se tornado cada vez mais importante como forma de obter esta vantagem. Dentre as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos, o gerenciamento do risco, apesar de seu notável crescimento, ainda é uma disciplina que merece maiores estudos, uma vez que não se encontra integrada com os demais processos de gerenciamento de projetos, dificultando a tomada de decisão dos gerentes de projetos. Os projetos são afetados pela ocorrência de eventos indesejáveis e, no intuito de um melhor desempenho na execução dos mesmos, as empresas têm buscado a adoção de metodologias de gerenciamento de risco que contribua para o processo decisório dos gerentes de projetos. Este trabalho teve por objetivo confrontar a teoria com a prática no que diz respeito à metodologia de gerenciamento de riscos, bem como identificar possíveis influências e/ou impactos que o uso destas produz no processo decisório dos gerentes de projetos. Para atingir este objetivo, além de uma revisão bibliográfica a respeito do tema, realizou-se o estudo de caso de 3 projetos de modernização de usinas hidroelétricas, similares em termos complexidade, tipo de negócio, escopo e cliente, a fim de se obter um resultado mais eficaz e conclusivo em relação aos objetivos da dissertação, sendo que para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Os principais resultados encontrados mostraram que os projetos que apresentaram uma metodologia de projetos mais consistente permitiram a realização de um gerenciamento de risco mais aprofundado e conseqüentemente subsidiaram o gerente do projeto no processo de tomada de decisão quanto ao tratamento dos eventos de perigo, contribuindo para a definição da melhor estratégia de respostas e resultados do projeto.
Título em inglês
The influence of risk management in a decision making process: case studies.
Palavras-chave em inglês
Decision-making process
Project management
Risk management
Resumo em inglês
The search for a competitive edge has become increasingly in organizations. Among the alternatives considered by the companies, the practice of project management has become increasingly important as a way to obtain an advantage. Among the knowledge areas of project management, the risk management, despite its remarkable growth, it is still a subject that deserves further study, since it is not integrated with other project management processes, complicating the decision of project managers. The projects are affected by the occurrence of undesirable events and in order to perform better in their implementation, companies have sought to adopt methods of risk management that contributes to the decision making process of project managers. This study aimed to compare theory with practice regarding to the methodology of risk management, as well as identify possible influences and impacts that the use of these produce in the decision making process of project managers. To achieve this goal, besides a literature review on the subject, there was a case study of three projects for modernization of hydropower plants, similar in complexity, business type, scope and customer in order to obtain a more effective and conclusive results regarding the objectives of the dissertation and for data collection were used interviews and questionnaires. The main results showed that the projects had a more consistent design methodology have brought about a more detailed risk management and therefore supported the project manager in decisionmaking process regarding the treatment of hazard events, contributing to definition of the best response and project results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-08-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.