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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1996.tde-15022024-150442
Document
Auteur
Nom complet
Juan Carlos Arnaiz Rendon
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1996
Directeur
Jury
Conti, Mardel Bongiovanni de (Président)
Brinati, Hernani Luiz
Szajnbok, Moyses
Titre en portugais
Escolha de hélices para embarcações pesqueiras: aplicação ao caso peruano.
Mots-clés en portugais
Embarcações de pesca
Hélices de embarcações
Resumé en portugais
O propósito deste trabalho é implementar uma metodologia de análise de características propulsivas de embarcações pesqueiras, destinado a: - avaliar diferentes alternativas quanto a modificações de propulsores já instalados, ou quanto a novas instalações, que levem a bons desempenhos propulsivos; - verificar a conveniência de alteração de parâmetros de operação de embarcações já construídas, que diminuam o consumo de combustível, mantendo o desejado desempenho; - orientar o desenvolvimento de novas embarcações. Em particular, foi feita uma aplicação ao caso da pesca no litoral peruano, mostrando-se a facilidade de aplicação da metodologia e como os seus resultados podem de fato serem aproveitados na prática. Desenvolveu-se um programa em linguagem C, que pode ser processado num micro-computador. Preve-se que o programa seja ampliado a medida em que se vai ampliando o seu banco de dados sobre desempenho e características de cascos, propulsores e motores.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Boat propellers
Fishing vessels
Resumé en anglais
A methodoly for analysis of propulsive characteristics of fishing boats is here presented, which enables to: - evaluate modifications of already installed propellers, and also new installations, aiming good propulsive performance; - modify operation parameters of already built boats, in order to reduce the oil comsumption, while keeping the performance at desired levels; - develop new boats propulsive design. In particular, an application for the Peruvian litoral fishing is shown, being the case of use of the methodology verified in a pratical situation. A C-software was developed, which may be processed in an ordinary PC. Its range of application may be broadend in the future, as a resulto f enlargement of the hulls, propellers and engines performance data bank.
 
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Date de Publication
2024-02-15
 
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