• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Terumichi Ono
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Botter, Rui Carlos (Président)
Biazzi, Jorge Luiz de
Brinati, Marco Antonio
Titre en portugais
Estudo de viabilidade do transporte marítimo de contêineres por cabotagem na costa brasileira.
Mots-clés en portugais
alocação de rotas
cabotagem
gams
modelagem em programação linear mista
transportes
Resumé en portugais
O presente trabalho apresenta o panorama atual do transporte marítimo de contêineres por cabotagem no Brasil. Fez-se um breve descritivo do contexto em que se situa tal segmento do transporte marítimo, avaliando as condições para a sua viabilidade e apontando os principais entraves e reformas necessárias no setor portuário. O grande potencial de crescimento encontrado no setor motivou a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão, na qual parâmetros relativos à demanda de mercados e características da frota podem ser testados para o dimensionamento desta, bem como a programação dos navios estabelecendo rotas e escalas nos portos que configuram esse cenário. A metodologia empregada pode ser dividida em duas etapas: a primeira consiste na geração de todos os roteiros viáveis, juntamente com os parâmetros relativos a cada uma das rotas para cada classe de embarcação. A segunda etapa consiste no desenvolvimento de um modelo de programação linear, cujo objetivo é a minimização do custo total da operação de cabotagem. Os modelos foram estruturados de forma a apresentar o dimensionamento da frota por classe de embarcação, a rota para cada embarcação da frota e a freqüência de atendimento ou escala em cada porto.
 
Fichiers
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
teses_online.pdf (829.28 Kbytes)
Date de Publication
2002-02-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.