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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1987.tde-16072024-135632
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Felix Gueler
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1987
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Hernani Luiz (Presidente)
Amaral, Vagner Caradori do
Aranha, Jose Augusto Penteado
Morishita, Helio Mitio
Rios Neto, Atair
Título em português
Modelagem, projeto e análise de um piloto automático para submarinos.
Palavras-chave em português
Piloto automático
Submarinos
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o desenvolvimento de um piloto automático para submarinos, que inclui modelagem, projeto, análise e construção de um protótipo. São estabelecidas duas missões para o controlador: manutenção de uma determinada profundidade (cota periscópica) e manobra de mudança de cota. Para simulação do movimento do veículo é utilizado um modelo não linear, cujos coeficientes são calculados com base no Método do Navio Equivalente. São utilizadas técnicas de controle ótimo para o projeto do controlador e o filtro de Kalman (com uso da técnica de compensação do modelo dinâmico) para estimar o estado do sistema. Usa-se também um filtro simplificado para estimação do estado em tempo real. O protótipo consiste de um microcomputador dotado de interfaces de entrada e saída para sinais analógicos. Os testes realizados através da simulação de manobras do submarino mostraram que o piloto automático apresenta um bom desempenho, mesmo em condições ambientais severas. Outros testes mostraram a validade do modelo não linear utilizado e a viabilidade técnica do protótipo.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Autopilot
Submarines
Resumo em inglês
This work presents the modelling, analysis, preliminary design and build-up of a prototype of a submarine autopilot. The autopilot is design to perform two different missions: depth-keeping near the sea surface and depth changing control. The vehicle dynamics is simulated by a non-linear model, whose coefficients are evaluated by the Equivalent Ship Method. A solution of the control problem is obtained using optimal control techniques. The system state is estimated using the Kalman filter associated with the dynamic model compensation technique. A simplified filter was also used for real time state estimation. The prototype consists of a microcomputer with analog-digital interfaces for input-output signals. A digital simulation of submarine maneuvers was done and the results indicate a good performance for the autopilot, even for severe environment conditions. Other tests showed the accuracy of the non-linear model and the technical feasibility of the prototype.
 
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Data de Publicação
2024-07-16
 
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