• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2009.tde-19112010-094429
Documento
Autor
Nome completo
Claudia Tuma Harmuch
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Bernardo Luís Rodrigues de (Presidente)
Brinati, Hernani Luiz
Maximiano, Antonio Cesar Amaru
Título em português
Uma abordagem para determinação do grau de exposição a riscos em portfolio de projetos.
Palavras-chave em português
Gerenciamento de portfolio de projetos
Gerenciamento de projetos
Gerenciamento de riscos em projetos
Resumo em português
A composição de um portfolio de projetos é realizada de acordo com um conjunto de critérios de seleção e avaliação de projetos, que permite identificar quais projetos trazem maior valor, benefícios e alinhamento com as estratégias definidas pela organização, para um determinado horizonte de tempo. O grau de exposição a riscos do portfolio de projetos é um dos critérios mais importantes a ser considerado na composição e no balanceamento do portfolio, uma vez que indica a magnitude dos desvios a que o portfolio está sujeito em relação ao atendimento de seus objetivos. Este trabalho apresenta um procedimento para a avaliação do grau de exposição a riscos do portfolio de projetos, que parte dos riscos de cada projeto, e considera seus inter-relacionamentos, bem como outros riscos inerentes ao portfolio como um todo. O procedimento abrange a identificação, análise e tratamento dos riscos do portfolio e a determinação do grau de exposição a riscos no atendimento de cada objetivo e do portfolio com um todo. Através de um estudo de caso, realizado numa empresa multinacional do setor de máquinas e equipamentos, o procedimento foi testado num portfolio composto por nove dos maiores projetos de sua maior unidade de negócio. Foi possível determinar o grau de exposição a riscos do portfolio de projetos frente aos objetivos estratégicos a que se propunha atender valores determinados de margem bruta média e faturamento para o ano fiscal corrente. O estudo de caso permitiu validar a aplicabilidade do procedimento. A identificação dos riscos em comum, das interdependências e de outros riscos abrangentes permitiu identificar causas comuns e proliferações entre os riscos dos projetos e, principalmente, racionalizar recursos no tratamento dos riscos.
Título em inglês
An aproach to the project portfolio risk exposure assessment.
Palavras-chave em inglês
Project management
Project portfolio management
Project risk management
Resumo em inglês
When building a project portfolio, evaluation and selection criteria are used to recognize which projects bring greater value, benefits and alignment with the organization strategies defined for a given period of time. One of the most relevant criteria in project portfolio composition and balancing is the risk exposure, as it indicates the magnitude of slippages to which the organization objectives are susceptible. This work presents a procedure for the evaluation of the overall project portfolio risk exposure, considering the risks of each project, the inter-relationships among them, and also other risks inherent to the portfolio as a whole. The procedure encloses portfolio risks identification, analysis and treatment and the assessment of the risk exposure in the attendance of each objective as well as for the complete portfolio. Through a case study, carried through in a world class multinational company of the capital goods sector, the risk analysis procedure has been tested in a portfolio encompassing nine major projects from its main business unit. It has been possible to define the risk exposure related to the strategic objectives this portfolio should fulfill average gross margin and revenues for the current fiscal year. The case study has allowed validating the applicability of the proposed procedure. The identification of common risks, interdependences and other overall portfolio risks has also allowed to recognize common causes, proliferation among projects and, mainly, to rationalize resources in treating these risks.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-12-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.