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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-25062024-101429
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Sobral
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1995
Directeur
Jury
Conti, Mardel Bongiovanni de
Morooka, Celso Kazuyuki
Nishimoto, Kazuo
Titre en portugais
Aplicação de tanques de compensação em u para redução de movimento de um casco de draga.
Mots-clés en portugais
Embarcações
Engenharia Naval e Oceânica
Resumé en portugais
O objetivo deste estudo é analisar a viabilidade de se utilizar um sistema de compensação de movimento (tanque de compensação) em uma embarcação de dragagem fluvial para aplicação em águas costeiras não abrigadas. A análise é feita através da determinação do comportamento em ondas da embarcação e do sistema acoplado embarcação tanque de compensação. O comportamento em ondas da embarcação com a análise dinâmica de movimentos foi feito no domínio da frequência, com a discretização geométrica da superfície do casco e cálculo dos coeficientes hidrodinâmicos e forças de excitação através da técnica de distribuição de fontes tri-dimensional. Os resultados indicam amplitudes de movimento consideráveis para o caso de movimentos de roll e pitch da embarcação isolada. Para análise de desempenho do tanque, em termos de redução de movimento, algumas variações paramétricas da geometria foram estudadas. Constata-se que além dos fatores geométricos, o amortecimento do tanque possui também papel significativo na determinação da curva de resposta de movimento. A anaáise de movimento da embarcação com o tanque de compensação, pode ser feita a partir do modelo anterior, com a inclusão da equação de movimento do tanque e termos adicionais nas equações de movimento. Estes termos representam o acoplamento do tanque com os graus de liberdade de movimento da embarcação.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Embarcações
Engenharia Naval e Oceânica
Resumé en anglais
Dredging operation has been greatly improved over the last tem years and is today subject of interest for both ecological aspects and river or maritime navigation. In general, dredging vessels for river applications are not proper for coastal or offshore operation under the action of waves. In such conditions hull amplitude motions increases causes serious problems. The aim of this study is to analysis the viability of using motion compensation systems in a typical river hydraulic suction dredge, to be operated in coastal applications. The system to be adopted is an U tube tank. The analysis is done through the dynamics behaviour determination of the vessel in waves. The vessel dynamics behaviour in waves is made in the frequency domain, and geometry discretization of the hull surface was carried out, to obtain hidrodynamics coeficientes and excitation forces through a 3D distribution of sink-sources method. The analysis results indicated considerable motion amplitudes in the cases of roll and pitch for the vessel itself. The inclusion of the compensating system causes amplitude motions reductions up to 50%. Parametric variation in tank geometry was made in order to obtain an optimum configuration and most important parameters in motion reduction. Beyond geometric parameters the tank damping representes an importante parameter in determining motion responses.
 
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Date de Publication
2024-06-26
 
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